Os agentes antimicrobianos utilizados para inibir ou destruir populações de microrganismos podem sofrer grande influência de fatores ambientais, assim como das características biológicas das células. Classifique as variáveis importantes a serem consideradas quando se quer avaliar a eficiência de um agente microbicida como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
( ) Tamanho da população microbiana: populações maiores levam mais tempo para morrer do que populações menores.
( ) Tempo de exposição ao agente microbicida: quanto maior o tempo de exposição, maior será o número de células mortas.
( ) Intensidade ou concentração do agente microbicida: quanto menor a intensidade ou concentração, menor tempo leva para destruir uma população microbiana.
Assinale a alter...
A escolha do método de infusão da nutrição enteral deve ser determinada por múltiplos fatores: condição do paciente, tratamentos concorrentes, via de acesso, fórmulas nutricionais e potenciais para complicações. A _________________é considerada mais fisiológica, com possibilidade de normalização da secreção de insulina, mas com eventual incidência de regurgitação e diarreia. A _____________________é recomendada para pacientes hospitalizados, pois a infusão de pequenos volumes da dieta está associada à redução de distensão gástrica, refluxo gastroesofágico, ocorrência de aspiração e diarreia, além de oferecer profilaxia adicional para úlcera péptica. Independente do método de infusão, o uso de _______________ é recomendado para melhor controle da administração do volume dietético...
Diversas intervenções nutricionais, dentre elas a suplementação de nutrientes específicos como as vitaminas A, B, D, E, carotenoides e os ácidos graxos ômega, podem modular uma série de mecanismos fisiopatológicos relacionados com a aterosclerose. A ciência, contudo, não dispõe de evidências cientificas suficientes para comprovar o benefício de todos estes nutrientes na prevenção da doença cardiovascular (DCV).
Segundo a I Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular, publicada em 2013 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, é correto afirmar que
Está claro que o padrão alimentar interfere diretamente na etiologia da aterosclerose e, consequentemente, aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A Sociedade Brasileira de Dislipidemia através da I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular traz recomendações baseadas em evidências científicas, que objetivam reduzir o risco cardiovascular na população brasileira.
De acordo com a I Diretriz sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular, são recomendações para a dietoterapia nas dislipidemias: