Acerca da fisiologia endócrina e anatomia placentária, julgue os itens que se seguem.
A molécula de glicose, as lipoproteínas e os fosfolipídios atravessam a barreira placentária pelo mecanismo de difusão facilitada.
Acerca da fisiologia endócrina e anatomia placentária, julgue os itens que se seguem.
A molécula de glicose, as lipoproteínas e os fosfolipídios atravessam a barreira placentária pelo mecanismo de difusão facilitada.
Acerca da fisiologia endócrina e anatomia placentária, julgue os itens que se seguem.
Em casos de morte perinatal, a análise anatomopatológica da placenta é indispensável, não sendo necessário termo de consentimento esclarecido.
Quais vacinas são indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a população idosa?
Paciente com 70 anos apresenta histórico de desequilíbrio e quedas frequentes associado à perda progressiva da memória com evolução de aproximadamente 8 meses, comprometendo de forma marcante suas atividades diárias. Relata simultaneamente surgimento de incontinência urinária e nega doenças crônicas anteriores. O exame neurológico evidenciou uma marcha com base alargada, passos vacilantes, arrastando os pés, e postura fletida para frente. O tônus, a força, os reflexos e a sensibilidade apresentam-se normais. O miniexame do estado mental de Folstein mostrou escore de 22/30, para oito anos de escolaridade. Para esse caso, o diagnóstico mais provável é:
A avaliação de um paciente idoso revela os seguintes déficits: (1) diminuição da agressividade e da ambição e respostas sociais inadequadas; (2) incapacidade de processar pensamentos sequenciais a fim de resolver um problema e (3) incapacidade de processar múltiplos fragmentos da informação que poderiam ser evocados instantaneamente para completar um pensamento ou resolver um problema. A lesão de qual das seguintes regiões cerebrais poderia ser responsável por tais déficits?
Segundo a VI Diretriz Brasileira de Hipertensão, avalie as assertivas a seguir:
I. Em pacientes idosos com valores muito elevados de PA sistólica, podem ser mantidos inicialmente níveis de até 160 mmHg.
II. Em pacientes idosos, a hidroclorotiazida deve ser sempre a primeira escolha de tratamento.
III. O tratamento da hipertensão no idoso reduz a incidência de déficit cognitivo e demência.
IV. As evidências disponíveis sugerem redução de eventos com impacto sobre a mortalidade.
Está (ão) CORRETA(S):
Diante da preocupação com o uso irracional de medicamentos, principalmente em instituições geriátricas, desenvolveram-se listas de substâncias que devem ser evitadas no tratamento de idosos ou usadas apenas em condições excepcionais. Qual das alternativas abaixo representa uma dessas listas?
Um homem de 84 anos de idade, saudável e sem doenças crônicas, dirige-se a um consultório para obter informações sobre como minimizar a perda de massa muscular. Ele viu na TV que a perda muscular é um problema sério do envelhecimento e que contribui para a fragilidade. Diante disso, gostaria de tomar alguma medicação para retardá-la ou minimizála. Qual das seguintes alternativas é a indicação mais CORRETA para minimizar a perda muscular do paciente?
Um homem de 75 anos de idade, ativo, com hiperplasia prostática benigna (HPB), sofre uma ressecção transuretral da próstata. Ele não tem outras condições crônicas e não toma qualquer medicamento. Sua hospitalização é prolongada devido a várias complicações pós-operatórias, por isso é transferido para uma unidade de reabilitação a fim de recuperar a força muscular. Ao obter alta, a sua velocidade de caminhada foi de 0,4 m/seg. Ele observa que se sente esgotado na maioria das vezes. Assinale a alternativa que indica o maior risco a que esse homem estará sujeito no próximo ano:
Homem de 70 anos, com histórico de lombalgia há anos, relata piora nos últimos 15 dias. O exame radiológico revela osteofitose e diminuição importante da densidade dos corpos vertebrais. O exame físico apresenta o paciente emagrecido e com dados hemodinâmicos normais. Os exames complementares revelaram: cálcio sérico de 7,6 mg/dL; fósforo sérico de 1,8 mg/dL; fosfatase alcalina sérica de 240 U/L; albuminemia de 3,4 g/dL. O exame laboratorial que permite a confirmação diagnóstica do quadro é: