No CID-X existe uma categoria diagnóstica que inclui as chamadas psicoses ciclóides por Leonhard. Essa categoria é o transtorno:
A teoria do "neurodesenvolvimento" da esquizofrenia se apóia numa série de evidências. Uma delas é a época do ano em que o nascimento dos pacientes esquizofrênicos é mais freqüente. Qual é essa época:
São considerados sintomas psicopatológicos de mau prognóstico na esquizofrenia:
As benzodiazepinas são largamente utilizadas como ansiolíticos. Sua propriedade farmacocinética é a que tem maior probabilidade de provocar dependência com mais rebote e sintomas de abstinência. Essa propriedade é do:
Um transtorno que ultimamente vem sendo muito estudado é o de estresse pós-traumático, que tem como sintomas mais característicos:
Segundo os critérios do DSM-IV, para episódio depressivo maior são necessários cinco ou mais sintomas de uma lista de nove. Indique um que tem presença obrigatória para o diagnóstico:
Indique o antidepressivo mais apropriado para um paciente deprimido com hiperfagia, obeso e com história de aumento de peso com antidepressivos tricíclicos:
Nos últimos anos, vários novos antipsicóticos atípicos vêm sendo introduzidos no mercado. Indique o que vem sendo associado com maior freqüência a ganho de peso e alterações do metabolismo da glicose:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os sintomas negativos primários ou sintomas deficitários presentes em um percentual significativo de pacientes com esquizofrenia, incluem os seguintes:
I- Neologismos: criação de novas palavras, que podem ter significado simbólico.
II- Avolição: inabilidade em iniciar e perseverar em atividades com um objetivo, que pode impedir a pessoa de completar atividades.
III- Alogia: o paciente fala muito pouco, mas sem ser intencionalmente resistente, ou seja um empobrecimento da linguagem; ou pode falar em quantidade normal, mas dizer muito pouco.
...NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na Síndrome Neuroléptica Maligna, decorrente do tratamento com antipsicóticos, é um efeito colateral ameaçador à vida, cuja apresentação clínica pode apresentar:
I- Rigidez muscular severa.
II- Hipertermia.
III- Elevação de creatininafosfoquinase.
IV- Taquicardia.
O correto está em: