Um paciente com quadro clínico preenche os critérios para Transtorno depressivo maior. Esse paciente necessita de medicação antidepressiva e se queixa de sintoma de pirose e diarréias eventuais. O antidepressivo ISRS com menos efeitos adversos gastrintestinais a ser usado é:
Nos pacientes com Demência por Corpúsculos de Lewy na vigência de delírios e/ou alucinações, o antipsicótico indicado seria:
A prevalência da depressão pós-parto é ao redor de:
O transtorno disfórico pré-menstrual é uma forma grave de síndrome pré-menstrual. Nos últimos anos alguns psicofármacos vêm se mostrando eficazes. No controle dessa síndrome eles são alguns:
Dos antidepressivos ISRS um tem sido implicado com ganho de peso a curto e a longo prazo. O antidepressivo è:
Os antidepressivos ISRS são medicamentos eficazes em grande número de transtornos psiquiátricos e com um perfil de efeitos adversos mais toleráveis que os tricíclicos. Contudo, seus efeitos na função sexual têm sido um dos maiores problemas na adesão ao tratamento. Um dos antidepressivos ISRS parece ser o menos implicado na disfunção sexual, este é:
Na troca de antidepressivos em um paciente que previamente usava ISRS por IMAOS, deve-se esperar um período para iniciar os IMAOS. Dos ISRS abaixo, aquele que exige o mais longo período é:
Entre as vivências delirantes, aquela que segundo Kurt Schneider representa um sintoma de primeira ordem para a Esquizofrenia é:
Dos chamados sintomas positivos da esquizofrenia os mais freqüentes ocorrem no(a):
As características comportamentais mais freqüentes nos pacientes com esquizofrenia crônica são: