381 Q685443
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Analise o caso clínico a seguir.

Recém-nascido do sexo masculino, com idade gestacional de 38 semanas 5/7, confirmada por ultrassonografia obstétrica (realizada com 8 semanas de gestação), com peso de nascimento de 1 820 g, foi encaminhado ao alojamento conjunto. Sua mãe é tabagista (20 cigarros por dia) e hipertensa crônica. Realizou pré-natal, com captação precoce e nove consultas.

Em relação a esse recém-nascido, as seguintes complicações são esperadas, EXCETO:

382 Q685442
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Analise o caso clínico a seguir.

Um recém-nascido, com duas horas de vida, apresenta tremores, irritabilidade e hiperexcitabilidade. O recém-nascido, que está no alojamento conjunto, é filho de mãe diabética, nascido a termo, com peso de 4 200 g e foi classificado como grande para a idade gestacional (GIG). A dosagem da glicose capilar por fita, nesse momento, foi de 25 mg/dL.

Após a coleta de sangue para propedêutica, a melhor intervenção terapêutica para esse recém-nascido, nesse momento, é:

383 Q685441
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Analise o caso clínico a seguir.

Recém-nascido de 34 semanas 5/7, com peso de nascimento de 1 950 g, está no alojamento conjunto, estável clinicamente e com temperatura axilar de 35,8 ºC. Nesse momento, com 24 horas de vida, é submetido ao teste da oximetria de pulso, com aferição em membro superior direito e membro inferior esquerdo, cujos resultados são, respectivamente, de 93% e 91%.

Em relação ao teste de oximetria para esse recém-nascido, é correto afirmar que ele não é valido devido à(ao):

384 Q685440
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Sobre os critérios para alta de recém-nascido, considere as afirmativas a seguir.

I. Recomenda-se a permanência mínima de 24 horas do recém-nascido em alojamento conjunto, momento a partir do qual a alta pode ser considerada.

II. A alta do recém-nascido deverá ser realizada mediante elaboração de projeto terapêutico singular, considerando-se, para o tempo de alta, as necessidades individuais.

III. Avaliação e vigilância adequadas dos recém-nascidos para sepse neonatal precoce com base nos fatores de risco da mãe.

Conforme a Portaria Nº 2.068, de 21 de outubro de 2016, que institui diretrizes para a organização integral e humanizada à mulher e ao recém-nascido no alojamento conjunto, estão corretas as afirmativas:

385 Q685439
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Em relação aos cuidados com o recém-nascido exposto à transmissão vertical do HIV, recomenda-se, EXCETO:
386 Q685438
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Analise as afirmativas a seguir sobre os riscos para hiperbilirrubinemia indireta significante, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Aleitamento materno exclusivo com dificuldade ou perda de peso entre 5 a 7% em relação ao peso de nascimento.

( ) Bilirrubina total (sérica ou transcutânea) na zona de risco intermediária superior do gráfico de risco de Buthani e colaboradores (1999).

( ) Idade gestacional de 35 e 36 semanas (independentemente do peso ao nascer).

( ) Irmão com icterícia neonatal que não necessitou de fototerapia.

Assinale a sequência CORRETA.

387 Q685437
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando as etapas do Método Canguru com os componentes que retratam essas etapas.

COLUNA I

1. Primeira etapa

2. Segunda etapa

3. Terceira etapa

COLUNA II

( ) Assegurar a atuação dos pais / família como importantes moduladores para o bem-estar do bebê.

( ) Avaliar o equilíbrio psicoafetivo entre a criança e a família e oferecer o devido suporte.

( ) Permitir o afastamento temporário da mãe de acordo com suas necessidades.

Assinale a sequência CORRETA.

388 Q685436
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Analise o caso clínico a seguir.

Recém-nascido com 37 semanas e 2 dias de idade gestacional nasceu, via parto cesariana por indicação materna (síndrome hipertensiva), vigoroso e recebeu cuidados de rotina em sala de parto. Com uma hora de vida, apresentou-se com frequência respiratória de 80 irmp e discreta tiragem intercostal, com saturação de oxigênio de 96% em ar ambiente.

A hipótese diagnóstica mais provável para esse recém-nascido é:

389 Q685435
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Considere que um recém-nascido de 39 semanas com peso de 3 500 g, em alojamento conjunto, apresenta desvio ocular nistagmiforme acompanhado de protusões de língua e movimentos de pedalar, com cianose.

Frente à crise epiléptica neonatal, algumas condutas devem ser tomadas de imediato, EXCETO:

390 Q685434
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Analise o caso clínico a seguir.

Recém-nascido de 38 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento de 2 985 g, em alojamento conjunto, apresenta icterícia até zona IV de Kramer com 36 horas de vida. Os exames colhidos nesse momento mostraram: bilirrubina total de 16,5, às custas de bilirrubina indireta; hemoglobina de 18,2 g/dL; hematócrito de 57,8%; reticulócitos de 6%; tipagem sanguínea “A” Rh positivo, coombs direto negativo. A tipagem sanguínea materna é “O” Rh positivo, coombs indireto negativo.

Após os resultados dos exames, as condutas sequênciais mais indicadas para esse recém-nascido são: