Analise o caso clínico a seguir. Recém-nascido de 38 sem...

Analise o caso clínico a seguir.

Recém-nascido de 38 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento de 2 985 g, em alojamento conjunto, apresenta icterícia até zona IV de Kramer com 36 horas de vida. Os exames colhidos nesse momento mostraram: bilirrubina total de 16,5, às custas de bilirrubina indireta; hemoglobina de 18,2 g/dL; hematócrito de 57,8%; reticulócitos de 6%; tipagem sanguínea “A” Rh positivo, coombs direto negativo. A tipagem sanguínea materna é “O” Rh positivo, coombs indireto negativo.

Após os resultados dos exames, as condutas sequênciais mais indicadas para esse recém-nascido são:

  • A. acompanhar clinicamente e realizar nova dosagem de bilirrubina.
  • B. colocar na fototerapia e dosar nova bilirrubina após 4 a 6 horas.
  • C. colocar na fototerapia e realizar exsanguineotransfusão.
  • D. realizar exsanguienotransfusão e colocar na fototerapia.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere que dois mols de um gás ideal monoatômico estão contidos em um dado recipiente que passa por uma transformação isobárica com pressão de 0,3 atm. Nessa transformação, sua temperatura é elevada de 300 para 600 K e seu volume sofre uma elevação de 300 litros.

Assinale a alternativa que apresenta os valores mais próximos para a variação da energia interna, o trabalho realizado e a quantidade de calor trocada pelo gás, respectivamente. (Considere R = 8,3 J/mol.K e 1 atm=1 x 105 Pa)

Resolva a questão aqui ›


A respeito de conforto ambiental, assinale a alternativa INCORRETA:

Resolva a questão aqui ›


Um indivíduo que trabalha com solventes orgânicos, acidentalmente, inala grande quantidade de substância. Ele chega ao Serviço Médico com irritação de olhos e mucosas, depressão do Sistema Nervoso Central, vômitos, cefaleia e dispineia associada a sibilos. Qual solvente está relacionado ao efeito broncoconstritor e à asma ocupacional?

Resolva a questão aqui ›