Sabe-se que, no Brasil, o alcoolismo é o terceiro motivo para absenteísmo no trabalho, a causa mais frequente de aposentadorias precoces e acidentes no trabalho e a oitava causa para concessão de auxílio doença pela Previdência Social. A principal consequência desta doença e que pode deixar danos irreversíveis para o paciente é
O parkinsonismo devido a intoxicação por manganês é uma forma de parkinsonismo secundário caracterizado por uma instabilidade da marcha, pelo fenômeno de congelamento que evolui progressivamente para bradicinesia, tremor postural e distonia.
Em relação a Doença de Parkinson é correto afirmar que ocorre devido a
Asma Ocupacional − Adiquirida por meio da inalação de poeira de materiais como algodão, linha, borracha, couro, sílica, madeira vermelha etc. Os trabalhadores de fábricas, medeireiras, plantações de algodão e tecelagens apresentam sintomas como falta de ar, tosse, aperto e chiado no peito e tosse noturna.
A complicação mais frequente em pacientes portadores dessa doença é
A exposição ao amianto por um período longo de tempo pode levar à asbestose e a outra patologia mais comum, que é o
Os tipos mais comuns de câncer de pele são carcinoma
A dermatite de contato é também conhecida como dermatite venenata, que é uma condição inflamatória que, com frequência, apresenta eczemas e é causada por uma reação cutânea a diversos tipos de alergênicos.
A dermatite de contato é uma resposta de reação de hipersensibilidade retardada do tipo
Imaginemos um administrador de empresa que possui como hobby jogar tênis no final de semana e que sua função no trabalho seja de gestão. Iniciou este hobby há 6 meses, e encontra-se ainda em aprendizado. Ao disputar um torneio na academia, de 4 dias seguidos, passa por uma seletiva e uma semi-final onde executa inúmeros smashs errados. Como consequência desta extravagância apresentou um quadro de dor, parestesia e fadiga muscular em região de ombro direito de difícil tratamento e é afastado do trabalho. Neste contexto estamos diante de
A estrutura anatômica encontra-se localizada no
Paciente, 35 anos, nega hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias, realizou nesta semana dois turnos extras, foi levado ao posto médico da metalúrgica em que trabalha devido cefaleia em região da nuca e mal-estar. Aferido PA = 160/100 mmHg.
Segundo as diretrizes de hipertensão arterial, trata-se de Hipertensão
Em relação ao tratamento do paciente, a conduta ideal será: