Em relação ao Código de Ética Médica – CEM, analise as afirmativas a seguir.
I. Delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivas da profissão médica.
II. Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.
III. Recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.
IV. Praticar procedimento de procr...
I.Participar do processo de diagnóstico da morte ou da decisão de suspender meios não artificiais para prolongar a vida do possível doador, quando pertencente à equipe de transplante.
II.Deixar de esclarecer somente ao doador e seus representantes legais sobre os riscos decorrentes de exames, intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos casos de transplante de órgãos.
III.Retirar órgão de doador vivo quando este for juridicamente incapaz, mesmo se houver autorização de seu representante legal, exceto nos casos permitidos e regulamentados em lei.
IV.Participar direta ou indiretamente da comercialização de órgãos ou de tecido...
( ) É direito do médico suspender suas atividades quando a instituição para a qual trabalhe não oferece condições adequadas. ( ) É direito do médico não prestar serviço a quem não deseje, exceto as situações em que não haja outro colega médico. ( ) É direito do médico exercer simultaneamente a Medicina e a Bioquímica.
A alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
Sobre ética e bioética, analise as alternativas classificando-as como verdadeira (V) ou falsa (F):
(__)A benevolência é o princípio de não agredir o paciente, ou seja, o médico tem obrigação de evitar danos ao paciente.
(__)A autonomia assegura ao paciente o direito de tomar decisões em tudo que se refere ao processo saúde-doença? vale dizer, reconhece que ele tem domínio sobre sua vida e sua intimidade.
(__)A deontologia é o conjunto de regras, fruto da tradição, que indicam como deverá comportar-se o indivíduo na qualidade ...
Com relação aos princípios e diretrizes da Perícia Oficial em Saúde, é CORRETO afirmar que
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a condição para concessão de licença para tratamento da saúde do servidor dispensada de perícia.