4801 Q518437
História
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

 

...
4802 Q518276
História
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Ao longo do período em que vigorou o regime militar no Brasil (1964-1985), foram decretados Atos Institucionais que contribuíram para aprofundar o caráter autoritário do governo, ao determinarem

4803 Q518274
História
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A chamada Revolução de 1930, considerada um marco na história brasileira, deu início ao governo de Getúlio Vargas inicialmente chamado de "provisório", que

4804 Q518272
História
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A prática do "coronelismo" pode ser considerada uma marca profunda na vida política brasileira, principalmente no meio rural, e foi intensa nas primeiras décadas após a Proclamação da República. São estratégias relacionadas ao coronelismo, no período em questão:

4805 Q518271
História
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere as afirmativas abaixo a respeito da abolição da escravatura no Brasil.

I. Resultou de um processo gradual, durante o período do Império, com a promulgação de várias leis e medidas que conferiram liberdade a parcelas restritas da população escrava.

II. Abalou profundamente a economia canavieira, gerando problemas políticos entre o Imperador e a elite nordestina, o que provocou a transferência da capital, até então situada em Salvador, para o Rio de Janeiro.

III. Ocorreu tardiamente, em comparação com outras nações, devido às pressões políticas da Inglaterra, cujo governo progressista defendia o respeito aos direitos humanos e a Proclamação da República.

IV. Provocou uma gra...

4806 Q518269
História
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Entre os anos de 1821 e 1823 ocorreram vários conflitos armados na Bahia, especialmente em Salvador, resultando em muitos mortos e feridos. Esses conflitos tiveram como causa

4807 Q518267
História
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O cultivo de cana-de-açúcar foi implantada no Brasil colônia, pois

4808 Q518164
História
Ano: 2008
Banca: MOVENS Instituto

Após o fim do ciclo da borracha, na década de 1910, a economia paraense demorou a reencontrar uma vocação. A respeito da economia paraense, assinale a opção correta.

4809 Q518162
História
Ano: 2008
Banca: MOVENS Instituto

Os governos militares foram marcados pela intenção de se construir uma ampla malha rodoviária em todo o País. A principal obra desse período foi a construção da rodovia

4810 Q518152
História
Ano: 2008
Banca: POLIS AUDITORIA Treinamentos e Serviços Contábeis LTDA

O período da história republicana brasileira que vai de 1937 a 1945, quando foi presidente do Brasil Getúlio Vargas, esse período ficou conhecido como: