111 Q517394
História
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Ainda com relação ao texto apresentado, e considerando a História como disciplina, assinale a opção correta.

112 Q517392
História
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Tendo o texto acima como referência inicial, é correto afirmar que a história, como disciplina,

113 Q517246
História
Ano: 2013
Banca: EsPCEx

Sobre a História Social, analise as afirmativas e marque a opção correta.

I. No âmbito do conceito, o termo social tem sido empregado na perspectiva de contemplar a diversidade das ações humanas, sobretudo no que se refere aos usos, aos costumes e à vida cotidiana.

II. A história social surgiu para referir-se às classes inferiores e aos seus movimentos.

III. A história social é um compartimento da história e seus objetos de estudos devem ser analisados isoladamente.

114 Q517242
História
Ano: 2013
Banca: EsPCEx

“Tudo tem história”, afirmou Haldane. Assim, tudo tem um passado que pode ser reconstruído. Com base nessa afirmativa, analise as proposições abaixo sobre a Nova História e marque a resposta correta.

I. A Nova História, herdeira direta do marxismo, nasceu como opositora ao paradigma historiográfico tradicional.

II. O movimento conhecido por “história vista de baixo” atribui importância decisiva à participação de pessoas comuns quando da reconstituição do passado.

III. Devido à sua aproximação com outras ciências sociais, a Nova História inaugurou uma escrita despreocupada com os problemas de método e de interpretação.

115 Q570850
História
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

O foco no estudo dos processos históricos a partir de uma escala reduzida de análise que privilegie as práticas sociais específicas, os indivíduos anônimos, as ocorrências ordinárias do quotidiano e as realidades locais, enquanto meios para se atingir a compreensão de aspectos específicos de uma sociedade mais ampla enquadra-se nos pressupostos de qual escola historiográfica?

116 Q570847
História
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

117 Q522599
História
Ano: 2012
Banca: IF PI

“A República encontrou o movimento republicano piauiense na sua fase de organização partidária e quase nenhum peso teve nas decisões futuras. Os liberais e conservadores nenhuma reação esboçaram no sentido de defender o Império, que a todos havia agraciado; no ano seguinte seus membros encontravam-se, com toda desenvoltura, no movimento de fundação dos partidos republicanos”.

(FILHO, Alcebíades Costa. Aspectos da política no Piauí Provincial (1855 – 1899). In: Revista Espaço-Tempo. V. 1. nº 4. Teresina, Ed. Gráfica da UFPI. p. 14) Julgue os itens como verdadeiros ou falsos, assinalando a sequência correta:

I A política piauiense do final do Império e início da República era acentuadamente controlada por grupos familiares. Os do...

118 Q522597
História
Ano: 2012
Banca: IF PI

O texto a seguir deve servir como motivador para uma reflexão acerca da historiografia produzida no Brasil nas últimas décadas: “A formação colonial brasileira entre os séculos XVI e XIX é uma realidade histórica que chegou até nós por sucessivas interpretações, de modo que não podemos ter a pretensão de conhecê-la “como realmente foi”. A imagem que dela fazemos é resultado dessas interpretações, as quais, como acontece com qualquer ciência, frequentemente “corrigem” e refutam explicações e pontos de vista anteriores, que pareciam solidariamente assentados”.

(WEBLING, Arno e WEBLING, Maria José C. M. Como se pensou a formação colonial brasileira? In: Formação do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, p. 13).

I A...

119 Q522595
História
Ano: 2012
Banca: IF PI

“A reconstrução e a interpretação do passado é um fazer valer o passado para o presente, o converter o passado num acontecimento do presente [...]. A experiência do passado, portanto, não é um passatempo, um mecanismo de evasão do mundo real e do eu real. E não se reduz, tampouco, a um meio para adquirir conhecimentos sobre o que aconteceu. No primeiro caso, o passado não nos afeta [...], dado que transcorre num tempo-espaço separado. No segundo caso, o passado tampouco nos afeta [...], dado que aquilo que sabemos mantém-se exterior a nós mesmos e ao mundo em que vivemos. A interpretação do passado só é experiência quando tomamos o passado como algo ao qual devemos atribuir um sentido em relação a nós mesmos”.

(LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danç...

120 Q522593
História
Ano: 2012
Banca: IF PI

O texto a seguir serve de parâmetro para pensar o fenômeno de vendas em que se transformaram os livros com temáticas históricas. Após a leitura, marque a alternativa INCORRETA.