A respeito da conceituação e das abordagens do termo patr...

A respeito da conceituação e das abordagens do termo patrimônio histórico, julgue os itens a seguir.

I Patrimônio histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Esses patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.

II Estudos sobre as configurações de patrimônios como práticas sociais visam indexar e representar fragmentos da memória social e se valem da divisão do patrimônio em material e imaterial. O primeiro considera expressões, conhecimentos, práticas, artefatos, lugares e grupos. O segundo, por sua vez, considera bens culturais, bens móveis e bens imóveis, como, por exemplo, belas artes, sítios arqueológicos e acervos museológicos.

III O termo patrimônio histórico cultural refere-se aos imóveis e aos bens naturais que têm valores significativos e representações na história. A preservação desses começou no século XIX com a restauração de antigas construções destruídas parcialmente pelas guerras e se intensificou no século XX, após o período da Segunda Guerra Mundial.

IV Quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído. Tal orientação contribui para a manutenção de construções de relevante valor histórico.

V A Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade. A partir dessa orientação, há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos locais, por meio de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais. Esse cuidado determina a relevância cultural de determinada localidade e empreende ganhos de várias ordens (sociais, culturais, históricos e financeiros, por exemplo).

A quantidade de itens certos é igual a

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis