2111 Q518945
História
Ano: 2006
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Com o fim do Estado Novo, a intelligentsia brasileira buscou novas interpretações para a realidade. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), fundado em 1955, tornou-se um dos mais destacados pólos deste debate intelectual. Assinale a alternativa que melhor define a matriz do pensamento isebiano:

2112 Q518943
História
Ano: 2006
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

A música e a literatura foram duas expressões relevantes para a configuração identitária dos afro-descendentes no Brasil. Algumas dessas manifestações, por denunciarem as condições de vida cotidianamente enfrentadas por esses segmentos, em paralelo à valorização dos elementos não-brancos da sociedade, suscitaram, ainda que implicitamente, uma leitura política da realidade. Pode(m) ser considerada(s) como exemplo desta cultura política de contornos afro-brasileiros a(s) seguinte(s) produção(ões) musical(is):

I- O maxixe, que dançado nos cabarés do Rio de Janeiro ao final do século XIX, estendeu-se com sucesso aos palcos do teatro de revista.

II- O lundu, citado no oitocentos como uma dança licenciosa, mas que neste mesmo século ...

2113 Q518941
História
Ano: 2006
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Uma das vertentes do fazer histórico que mais vem sendo desenvolvida nos últimos anos reporta-se à reconstituição dos indícios de resistência sócio-política, culturalmente inscritos. Com base nestes estudos, é possível afirmar, a respeito do regime ditatorial instaurado em 1964, que:

I- Com a vigência do AI-5, a partir de 1968, intensificouse a violência repressiva e a censura a qualquer manifestação cultural tornou-se cotidiana.

II- O regime ditatorial estabeleceu uma ordem autoritária pouco institucionalizada, com regras cambiantes, mantendo distorcidas instituições e liturgias próprias do sistema democrático.

...
2114 Q518927
História
Ano: 2006
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Nas décadas de 80 e 90, as áreas de Cerrado, do estado de Mato Grosso, passaram por um grande crescimento agrícola. A cultura que teve maior destaque nesse período foi:

2115 Q518925
História
Ano: 2006
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

"(...) se procura fazer a colônia de Mato Grosso tão forte e poderosa que contenha os vizinhos em respeito e organize a administração." (Conselho Ultramarino)

A partir do texto acima, pode-se afirmar que a criação da capitania de Mato Grosso, em 1748, está ligada ao interesse português em:

2116 Q518921
História
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A partir do final da década de 1970, o regime militar começava a apresentar sinais de desgaste em razão das pressões da sociedade brasileira. Contribuíram para esse desgaste

2117 Q518919
História
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O governo de João Goulart define, desde os primeiros meses, seu perfil político e social através da campanha pelas reformas de base que mobiliza todo o país em movimentos de massa, exigindo do Congresso as medidas constitucionais e legais necessárias para a renovação de nossas instituições.

 (Darcy Ribeiro (1963) Aos trancos e barrancos. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1985.)

As reformas mencionadas no texto contrariaram interesses de determinados grupos que se aliaram para derrubar o governo constitucional de Goulart. Identifique, dentre as alternativas apresentadas, a que está em desacordo com as reformas de base.

2118 Q518917
História
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Os latifundiários e grandes capitalistas submetem-se aos imperialistas norte-americanos porque, como estes, estão interessados na exploração e na escravização do povo brasileiro e desejam uma nova guerra mundial, com a esperança de obter grandes lucros pela venda de matériasprimas e gêneros alimentícios por preços exorbitantes.

 Considerando as ideologias e a política partidária que tiveram destaque na década de 1950, é correto afirmar que o texto fazia parte do programa

2119 Q518915
História
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Primeira página de um jornal do Rio de Janeiro, de 27 de novembro de 1910.

Durante a Primeira República (1889-1930), vários setores da sociedade brasileira se mobilizaram contra as arbitrariedades cometidas pelas classes dominantes e pelo poder público. Nesse contexto, a Revolta mencionada no jornal foi um movimento de marinheiros contra
2120 Q518913
História
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Texto para as questões de 34 a 36

Relativamente à história brasileira no período que se inicia com o fim da Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.