5871 Q454281
Estatística
Ano: 2009
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A probabilidade de um sistema funcionar sem falhas durante um período de tempo (t) é dada pela soma contínua (integral) da probabilidade de falha p(t) ao longo de todo o tempo possível até o tempo t. O índice de falhas pode ser definido como o coeficiente da probabilidade de o evento ocorrer durante um período de tempo particular dividido pela confiabilidade do sistema nesse tempo.

Testes de controle são realizados para buscar evidências sobre a eficácia do desenho e a operação das políticas e procedimentos da estrutura de controles internos.

5872 Q454279
Estatística
Ano: 2009
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando que, de acordo com Marshall, os fatores de risco podem ser compreendidos em termos de suas distribuições de probabilidade ao longo de um horizonte de tempo, com modelos muito diferentes sendo úteis conforme a situação seja de curto ou longo prazo, julgue os itens de 101 a 107, acerca de modelos e métodos analíticos.

A cadeia de Markov é um caso particular de processo estocástico com estados contínuos e que apresenta a propriedade markoviana, significando que os estados anteriores são irrelevantes para a predição dos estados seguintes, desde que o estado atual seja conhecido.

5873 Q454277
Estatística
Ano: 2009
Banca: Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

No relatório de uma pesquisa é comum existir anexo e apêndice. Então, é correto afirmar que:

5874 Q454275
Estatística
Ano: 2009
Banca: Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

Então, com base no texto introdutório e nos resultados é correto afirmar que:

5875 Q454273
Estatística
Ano: 2009
Banca: Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

Um projeto de pesquisa deve, basicamente, ser composto das seguintes partes distintas:

5876 Q454271
Estatística
Ano: 2009
Banca: Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

O coeficiente de correlação por postos de Spearman:

5877 Q454251
Estatística
Ano: 2009
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

O estimador T do parâmetro theta é considerado um estimador consistente se:

5878 Q454174
Estatística
Ano: 2009
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

Nas últimas duas décadas houve um grande acesso a computadores pessoais e softwares com programas estatísticos. No Brasil, tal fato levou a uma maior utilização de métodos estatísticos multivariados de análise de dados, dentre eles pode-se citar:

I. Análise de Correspondência Múltipla utilizada para variáveis categóricas.

II. Análise Fatorial utilizada para variáveis numéricas.

III. Análise de Experimentos para variáveis mistas (categóricas e numéricas).

 

Em relação às assertivas acima, pode-se afirmar que:

5879 Q454172
Estatística
Ano: 2009
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

Da Teoria de Estimação de Parâmetros sabe-se que:

I. A mediana amostral é um estimador não tendencioso da média populacional.

II. A proporção amostral é um estimador não tendencioso da proporção populacional.

III. A variabilidade dos estimadores é inversamente proporcional ao tamanho da amostra.

 

Considerando as assertivas acima, pode-se afirmar que:

5880 Q454170
Estatística
Ano: 2009
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

Uma instituição com 800 colaboradores implantou um Programa de Prevenção de Acidentes. Após o primeiro mês de implantação ela planeja fazer um levantamento para conhecer a satisfação e a adesão de seus colaboradores, e se necessário, realizar ajustes no Programa. Você recomendaria que fosse feita a coleta de dados: