1441 Q1011506
Estatística
Ano: 2022
Banca: FUMARC
Considere as afirmações a seguir:
I. Amostras emparelhadas são duas amostras que são dependentes no sentido de que seus valores são combinados em pares. II. Erro tipo II é o erro que consiste em deixar de rejeitar a hipótese nula quando ela é falsa. III. A probabilidade de se cometer o erro tipo I ao se realizar um teste de hipótese é dada pelo nível de significância subtraído de uma unidade.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
1442 Q1011505
Estatística
Ano: 2022
Banca: FUMARC
Considere as afirmações a seguir:
I. Tabela de contingência é uma tabela de frequências observadas onde as linhas correspondem a uma variável de classificação e as colunas correspondem a outra variável de classificação; também chamada tabela de duas entradas. II. O desvio explicado para um par de valores em um conjunto de dados bivariados é a diferença entre o valor predito y e a estimativa dos valores y. III. A diferença entre um valor amostral observado y e o valor de y predito por uma equação de regressão é dito resíduo.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
1443 Q1011504
Estatística
Ano: 2022
Banca: FUMARC
Uma amostra foi selecionada e um teste de hipóteses unilateral esquerdo foi aplicado. Assinale a opção em que as expressões são CORRETAS.
1444 Q1011503
Estatística
Ano: 2022
Banca: FUMARC

Considere as afirmações a seguir:


I. Afirm: ? ? k; H0: ? ? k; Zc = ?1,96; ZTeste  = ?2,2317; não rejeitar a afirmação.

II. Afirm: ? ? k;H0: ? ? k; Zc = +1,96; ZTeste  = +1,4535; não rejeitar a afirmação.

III. Afirm: ? = k; H0: ? = k; Zc = ±1,96; ZTeste  = ?2,6678; não rejeitar a afirmação.

IV. Afirm: ? = k; H0: ? = k; Zc = ±1,96; ZTeste = ?1,6332; não rejeitar a afirmação.


Considerando a hipótese nula, os valores críticos e de teste e a conclusão obtida, pode-se dizer que os dados e a conclusão são coerentes apenas nas afirmações:

1445 Q1011502
Estatística
Ano: 2022
Banca: FUMARC
Se há 0,2 de probabilidade de uma pessoa dar crédito a uma propaganda sobreinvestimentos financeiros, para se determinar a probabilidade da ocorrência de umdeterminado número de pessoas que, ao assistir a esta propaganda, lhe dê crédito,dentre um grupo de 20 pessoas, devemos utilizar:
I. Distribuição Binomial com parâmetros n = 20 e p = 0,2. II. Distribuição de Poisson com parâmetros ? = 20 x 0,2 = 4 III. Distribuição Normal com parâmetros ? = 20 e ? = 0,2 IV. Distribuição Exponencial com parâmetro ? = 1 ÷ 0,2 V. Distribuição Geométrica com parâmetro p = 0,2
Está CORRETA apenas a afirmação:
1446 Q1011501
Estatística
Ano: 2022
Banca: FUMARC
Considere as afirmações
I. A amostra de tamanho n é constituída dos elementos de ordem k, k + r, k + 2r, . .., em que r é o inteiro mais próximo da fração N/n e k é um inteiro escolhido aleatoriamente entre 1 e r.
II. Divide-se a população em grupos não-superpostos mais homogêneos em relação à característica que se quer medir e de cada grupo selecionam-se amostras aleatórias dentro de cada um desses grupos.
É CORRETO afirmar:
1447 Q1011500
Estatística
Ano: 2022
Banca: FUMARC

O Diagrama de Venn representa um espaço amostra S e os eventos A, B, C e D.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com o diagrama, é CORRETO afirmar:

1448 Q1011499
Estatística
Ano: 2022
Banca: FUMARC
Considere que P(A) = 1/2 ; P(B) = 1/3 e P(A ? B) = 1/4 . Baseando-se nos valores fornecidos, selecione, dentre as opções a seguir, a CORRETA.
1449 Q1011498
Estatística
Ano: 2022
Banca: FUMARC
O diagrama a seguir é chamado Box Plot (Diagrama de Caixa). Ele está representando uma amostra de 130 valores.
Imagem associada para resolução da questão


Baseado nas informações fornecidas no diagrama, é CORRETO afirmar:
1450 Q1011497
Estatística
Ano: 2022
Banca: FUMARC
Considere as afirmações a seguir:
I. Posto é a posição numérica de um item em uma amostra ordenada ou não.
II. Região crítica é o conjunto de todos os valores da estatística de teste que leva à rejeição da hipótese nula.
III. Estimativa combinada de p1 e p2 é a probabilidade obtida, combinando-se os dados de duas proporções amostrais e dividindo-se o número total de sucessos pelo número de observações da maior dentre as duas amostras.
IV. Coeficiente de correlação de Spearman é a medida da força de relação entre duas variáveis; baseado nos postos dos valores.
Está CORRETO apenas o que se afirma em: