771 Q918620
Engenharia Elétrica
Ano: 2023
Banca: UFSC
As influências externas são variáveis que necessitam ser consideradas na definição e seleção de medidas de proteção para segurança das pessoas e desempenho dos componentes da instalação elétrica, bem como na concepção e construção das instalações elétricas. Cada condição de influência externa é designada na norma técnica ABNT NBR 5410 por um código que compreende sempre um grupo de duas letras maiúsculas e um número. A primeira letra indica a categoria geral da influência externa: A indica meio ambiente, B indica utilização e C, construção das edificações. A segunda letra indica a natureza da influência externa. O número indica a classe de cada influência externa. Sobre o assunto, assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo.
As condições de utilização dos locais e...
772 Q918619
Engenharia Elétrica
Ano: 2023
Banca: UFSC
Um motor de indução monofásico de capacitor de partida possui um enrolamento principal conectado diretamente à rede de alimentação e um enrolamento auxiliar, defasado eletricamente do enrolamento principal e conectado em série com um capacitor. O circuito que consiste do enrolamento auxiliar e do capacitor é conectado à rede de alimentação somente durante a partida do motor.
Em um motor de indução monofásico de capacitor de partida, alimentado na frequência de 60 Hz, em que a impedância do enrolamento principal é Imagem associada para resolução da questão = (5 + j5) ? e a impedância do enrolamento auxiliar é ...
773 Q918618
Engenharia Elétrica
Ano: 2023
Banca: UFSC

Sobre os motores de indução monofásicos de polo ranhurado, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. As correntes induzidas na bobina de arraste fazem com que o fluxo presente na porção sombreada do polo atrase-se em relação ao fluxo da porção não sombreada. O resultado dessa interação é similar a um campo girante que se move da porção não sombreada para a porção sombreada; correntes são induzidas no rotor e um alto conjugado de partida é produzido.

II. A simplicidade construtiva, o baixo custo, o alto fator de potência e o alto conjugado de partida são as principais vantagens dos motores de indução monofásicos de polo ranhurado.

...
774 Q918617
Engenharia Elétrica
Ano: 2023
Banca: UFSC
O dimensionamento luminotécnico de um ambiente interno pode ser obtido utilizando-se o método dos lúmens. Deseja-se iluminar um ambiente de comprimento igual a 12 m e largura de 10 m, com um nível de iluminamento de 500 lux, com a utilização de lâmpadas fluorescentes tubulares de fluxo luminoso igual a 2500 lúmens cada. Utilizando-se o método dos lúmens e considerando-se um fator de utilização igual a 0,5 e um fator de manutenção de 0,8, quantas lâmpadas são necessárias para que a iluminação seja feita nas condições estabelecidas?
775 Q918616
Engenharia Elétrica
Ano: 2023
Banca: UFSC
Qual é a capacidade mínima de uma subestação, em kVA, para alimentar uma instalação elétrica com consumo mensal de 292 MWh, fator de carga mensal de 0,4, fator de demanda de 0,5 e fator de potência de 0,8?
776 Q918615
Engenharia Elétrica
Ano: 2023
Banca: UFSC
A escolha do número de subestações dentro de uma planta industrial depende da localização e concentração de cargas, bem como do fator econômico que envolve essa decisão. Como linhas de orientação para definir o número de subestações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Quanto maior a capacidade da subestação, maior o custo por kVA.
II. Quanto maior o número de subestações unitárias, maior será o emprego de cabos de tensão primária.
III. Desde que convenientemente localizadas, quanto maior for o número de subestações unitárias, menor será o emprego de cabos de baixa tensão.
IV. Quanto menor for o número de subestações unitárias de capacidade elevada, menor será o emprego de cabos de tensão primária e maior o uso de cabos de baixa tensão. 
777 Q918614
Engenharia Elétrica
Ano: 2023
Banca: UFSC
Quando um agrupamento de motores é alimentado por um circuito de distribuição, a determinação da corrente máxima do fusível de proteção deve obedecer a alguns critérios. Identifique quais das afirmativas abaixo correspondem a esses critérios e assinale a alternativa correta.
I. Cada motor deve estar provido de proteção individual contra sobrecargas.
II. A proteção não deve atuar para qualquer condição de carga normal do circuito.
III. A corrente nominal do fusível do agrupamento de motores deve suportar o somatório da maior corrente de partida entre os motores e das correntes nominais dos demais motores.
IV. Motores abaixo de 30 cv não precisam de proteção individual contra sobrecargas.
778 Q918613
Engenharia Elétrica
Ano: 2023
Banca: UFSC
De acordo com a norma técnica ABNT NBR 5410, deve-se prever circuito de reserva nos quadros de distribuição, de forma a satisfazer determinados critérios. Identifique quais das afirmativas abaixo correspondem a esses critérios e assinale a alternativa correta.
I. Quadros de distribuição com até 6 circuitos: espaço para, no mínimo, dois circuitos de reserva. II. Quadros de distribuição contendo de 7 a 12 circuitos: espaço para, no mínimo, três circuitos. III. Quadros de distribuição contendo de 13 a 30 circuitos: espaço para, no mínimo, seis circuitos. IV. Quadros de distribuição contendo acima de 30 circuitos: espaço reserva para uso de, no mínimo, 15% dos circuitos existentes.
779 Q918612
Engenharia Elétrica
Ano: 2023
Banca: UFSC
Indique se os itens abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F), considerando os fatores que contribuem para a redução do fator de potência em instalações industriais. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Aquecedores resistivos ( ) Motores superdimensionados em relação às cargas a eles acopladas ( ) Transformadores em operação a vazio ou em carga leve ( ) Grande número de lâmpadas de descarga, como lâmpadas de vapor de mercúrio e lâmpadas fluorescentes ( ) Fornos a arco
780 Q918611
Engenharia Elétrica
Ano: 2023
Banca: UFSC
No circuito apresentado abaixo, o valor máximo de potência que pode ser dissipada no resistor R é igual a:
Imagem associada para resolução da questão