251 Q400361
Engenharia Civil
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A produção elevada de resíduos sólidos na construção civil, representados por entulhos de obras, requer uma destinação adequada. A própria construção civil tem se tornado um dos principais usuários desses resíduos ao efetuar seu reaproveitamento, por exemplo, na constituição de argamassa, concreto sem função estrutural e camadas do pavimento rodoviário. A respeito do emprego de agregado reciclado (oriundo de entulho de obras) na pavimentação, julgue os itens a seguir.

Para a utilização de agregados reciclados destinados a pavimentação, o limite inferior do índice suporte califórnia (ISC) do material para execução de reforço de subleito é menor que o limite inferior desse índice do material para execução de bas...

252 Q400349
Engenharia Civil
Ano: 2011
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

A NBR 7188/1984 (Carga Móvel em Ponte Rodoviária e Passarela de Pedestre) divide as pontes, quanto às cargas móveis, em três classes. A classe 45 é aquela na qual a base do sistema é um veículo-tipo, de peso total igual a

253 Q400347
Engenharia Civil
Ano: 2011
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

254 Q400346
Engenharia Civil
Ano: 2011
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Em uma obra de pavimentação, está sendo executada uma camada de pedra britada graúda, intertravada por compactação com os vazios preenchidos por agregados miúdos, com auxílio de água sob pressão, ou seja, está sendo executado(a) um(a)

255 Q400344
Engenharia Civil
Ano: 2011
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Considere as seguintes características de máquinas utilizadas na execução de vias:

I – ser autopropulsora;

II – possuir lâmina regulável entre os eixos dianteiro e traseiro;

III – possuir tambor cilíndrico metálico acoplado ao eixo traseiro.

É (São) característica(s) da motoniveladora APENAS a(s) descritas em

256 Q400293
Engenharia Civil
Ano: 2011
Banca: MSConcursos

A Engenharia de Tráfego é o setor da Engenharia que trata do planejamento e do desenho geométrico das ruas, das estradas de rodagem e dos terrenos marginais, bem como das operações de tráfego decorrentes de sua utilização, no que se refere ao transporte das pessoas e das mercadorias, sob o ponto de vista da segurança, da conveniência e da economia. Dentro deste contexto, e estudando as ruas de mão única, o efeito usualmente almejado consiste em eliminar os conflitos latentes no cruzamento das correntes de tráfego. Considerando um cruzamento não sinalizado em rua de duas pistas, ambas as ruas com regime de mão única, conforme mostrado na figura, o número potencial de conflitos no cruzamento é:

...

257 Q400105
Engenharia Civil
Ano: 2011
Banca: Faculdade de Apoio à Tecnologia (FAT)

Ao excesso de ligante betuminoso na superfície do pavimento, causado pela migração do ligante através do revestimento, dá-se o nome de

258 Q400103
Engenharia Civil
Ano: 2011
Banca: Faculdade de Apoio à Tecnologia (FAT)

As deformações identificadas na avaliação de desempenho estrutural de pavimentos flexíveis ocasionadas pela repetição das cargas, que gera as trincas por fadiga, são denominadas deformações

259 Q400583
Engenharia Civil
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os itens a seguir, referentes a pavimentos.

Em um pavimento flexível, o subleito é a camada que recebe diretamente a ação do rolamento dos veículos, devendo ser o mais impermeável possível.

260 Q400352
Engenharia Civil
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca de tópicos relacionados a sistema viário, tráfego, técnica e economia dos transportes, julgue os itens de 95 a 99.

Suponha que uma nova área a ser urbanizada terá vias de comunicação arteriais, coletoras e locais. Nesse caso, considerando-se que as variáveis acessibilidade e mobilidade, oferecidas aos usuários do transporte motorizado, são essenciais, é correto afirmar que os projetos de vias arteriais deverão proporcionar acessibilidade, enquanto os projetos de vias coletoras e locais deverão oferecer mobilidade.