Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

O pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas. Sobre os tipos de pavimento considere:

I. O pavimento flexível é aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.

II. Pavimentos rígidos de concreto devem ser dimensionados para um valor máximo de deflexão sob aplicação da carga correspondente ao eixo padrão.

III. Pavimentos asfálticos invertidos são aqueles em que a camada cimentada é a base em vez da sub-base.

IV. Pode-se distinguir, na vida de um pavimento asfáltico flexível, três fases com respeito à deflexão: fase de consolidação, fase elástica e fase de fadiga.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I e IV, apenas.
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Sobre a Distância de Visibilidade em rodovias, considere:

I. A Distância de Visibilidade de Parada depende da distância percorrida pelo veículo durante o tempo de ação e reação e da distância percorrida durante a frenagem.

II. A Distância de Visibilidade de Decisão refere-se a dois tipos de manobras: parada ou mudança de velocidade, trajetória e direção.

III. A Distância de Visibilidade de Ultrapassagem mínima é calculada considerando os dois veículos trafegando na mesma velocidade.

IV. Um traçado em curva horizontal pode limitar a Distância de Visibilidade em função da existência de obstáculos laterais a rodovias, como taludes de corte e vegetação.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, III e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.
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Nos projetos de estradas e pavimentação, sobre as bases e sub-bases estabilizadas com aditivos, a denominação solo-cimento refere-se a uma mistura devidamente compactada de solo, cimento Portland e
  • A. água, resultando em um material duro e cimentado. O teor de cimento adotado usualmente é da ordem de 6 a 10%.
  • B. cal, resultando em um material de consistência mole e flexível. O teor de cimento é da ordem de 2 a 3%.
  • C. betume, resultando em um material plástico e rígido. O teor de cimento é da ordem de 2,5%.
  • D. cal, resultando em um material durável e flexível. O teor de cimento é da ordem de 50%.
  • E. agregado miúdo, resultando em um material durável e flexível. O teor de cimento é da ordem de 30%.
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Para a caracterização dos custos de uma obra rodoviária, a relação entre o preço total ou preço de venda e o custo direto constitui
  • A. o fator de custo financeiro.
  • B. o custo indireto parcial.
  • C. o custo direto de serviços.
  • D. o fator de LDI, lucro e despesas indiretas.
  • E. a margem de lucro
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Em laboratórios de solos montados para o controle tecnológico de obras rodoviárias existe um ensaio relacionado com a capacidade do solo em absorver água, que é realizado no aparelho de Casagrande.

O parâmetro obtido por meio desse ensaio é

  • A. a porosidade.
  • B. o limite de plasticidade.
  • C. a massa específica natural.
  • D. o limite de liquidez.
  • E. o limite de contração.
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Qual deve ser a altura livre mínima entre a pista de rolamento e a superfície inferior de um viaduto para as rodovias nacionais?
  • A. 5,20 m
  • B. 4,30 m
  • C. 4,50 m
  • D. 4,75 m
  • E. 5,50 m
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Sobre os requisitos mínimos para aceitação dos serviços de impermeabilização com a utilização de mantas asfálticas, as emendas devem ter uma sobreposição mínima nos sentidos longitudinal e transversal de, em mm,
  • A. 60.
  • B. 80.
  • C. 100.
  • D. 50.
  • E. 30.
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Em relação à terraplenagem considere:

I. Materiais de 3ª categoria são caracterizados por solos de fácil escavação com equipamento tipo trator.

II. Empolamento é a relação entre o peso específico máximo do material solto e o peso específico máximo seco do material no corte.

III. Materiais de 2ª categoria compreendem os solos de resistência ao desmonte mecânico inferior à rocha não alterada, cuja extração se processe por combinação de métodos que obriguem a utilização do maior equipamento de escarificação.

IV. Solos argilosos são classificados como materiais de 1ª categoria.

Está correto o que se afirma em

  • A. III e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. I, II, III, IV.
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O tipo adequado de impermeabilização deve ser determinado em função da solicitação imposta pelo fluido nas partes construtivas que requeiram estanqueidade. A solicitação pode ser imposta de formas distintas, entre as quais NÃO é correto relacionar solicitação imposta
  • A. pela umidade do solo.
  • B. pela água de percolação.
  • C. pela água de condensação.
  • D. pela variação da temperatura.
  • E. pelo fluido sob pressão unilateral.
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Considere a seção transversal de uma estrada com 14 m de largura. Necessitou-se substituir o material do subleito em um trecho de 200 metros de extensão até por pelo menos 1 metro de profundidade. O volume mínimo do material a ser substituído é, em m3,

  • A.

    2 800.

  • B.

    3 000.

  • C.

    3 200.

  • D.

    3 600.

  • E.

    4 200.

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