Um viaduto é formado por duas pistas de rolamento indep...

Um viaduto é formado por duas pistas de rolamento independentes uma da outra. A superestrutura de cada pista é formada por 3 vigas pré-moldadas em forma de I, de concreto protendido, sendo duas vigas para suporte direto à pista de rolamento e a terceira, com altura menor, para suporte do passeio lateral. As vigas estão apoiadas em consolos curtos localizados no bordo inferior das travessas de apoio no topo dos pilares. A sustentação das vigas é feita por aparelhos de apoio de neoprene fretado. Os pilares, um para cada via, possuem seção retangular vazada com dimensões externas de 2,0 m × 1,50 m. Antes da inauguração da obra, uma vistoria constatou fissuras nas travessas de apoio no topo dos pilares, na ligação dos consolos com a alma das travessas, prolongando-se para baixo dos consolos, conforme esquematizado na figura a seguir.

Considerando-se que os danos tenham ficado restritos à mesoestrutura do viaduto, não havendo nenhuma anomalia na superestrutura, as fissuras observadas foram possivelmente causadas por

  • A. insuficiência das áreas de sapata, o que provocou os recalques.
  • B. insuficiência de armadura vertical, visto que a região fissurada está submetida a tensões de tração provocadas pela reação de apoio das vigas longitudinais.
  • C. efeitos de segunda ordem provocados pela flexibilidade da estrutura, que não apresenta contraventamentos suficientes.
  • D. fenômeno conhecido como empuxo no vazio.
  • E. falha na execução do escoramento aliada à inadequação dos aparelhos de apoio para esse tipo de estrutura.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

João, de cinquenta e oito anos de idade, casado, sem filhos, deu entrada em um hospital, com fortes dores de cabeça. Foi diagnosticado com uma disfunção neurológica caracterizada como acidente vascular encefálico (AVE). Verificou-se comprometimento no lobo frontal e perda na função motora, na comunicação falada, no controle emocional e nas áreas de planejamento. João reside unicamente com sua esposa, que é sua cuidadora.

Considerando esse caso hipotético, julgue os itens a seguir, acerca do processo de adoecimento e da assistência da terapia ocupacional.

O projeto terapêutico singular deve ser elaborado pela equipe em conjunto com João e sua esposa, visando-se à integralidade e à continuidade do cuidado em domicílio e na rede de apoio.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, acerca das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.

A substituição da preposição em, na contração “na”, regendo o termo “compreensão da máquina da vida” (l.19-20), por para a altera os sentidos do texto, mas preserva sua correção gramatical.

Resolva a questão aqui ›


Atenção: A figura abaixo representa uma fonte de alimentação e refere-se às questões de números 57 a 60.

A tensão máxima que será aplicada no capacitor é de, aproximadamente,

Resolva a questão aqui ›