Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

Acerca dos níveis de serviço e da análise do fluxo de tráfego em rodovias, assinale a opção correta.
  • A. Volume de serviço é o volume máximo de tráfego que uma rodovia com determinadas características poderá suportar por hora, de modo que o grau de congestionamento se situe abaixo de determinado nível preestabelecido.
  • B. Para que uma via expressa seja considerada rodovia de fluxo ininterrupto é suficiente que nela não haja semáforos nem sinais de parada.
  • C. De acordo com o Highway Capacity Manual (HCM), no nível de serviço A, as condições de instabilidade do fluxo aumentam e a participação em pelotões ultrapassa 75% do tempo de viagem.
  • D. Nas vias urbanas, por apresentarem características de fluxo aferidas por parâmetros como velocidade, densidade, intervalo entre veículos e espaçamento, o nível de serviço é mais favorável que nas rodovias rurais.
  • E. As rodovias vicinais integram o sistema coletor primário ou o sistema arterial.
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A respeito do diagrama de massas ou de Brückner, que facilita a análise da distribuição de materiais escavados quando se projeta, por exemplo, uma rodovia, assinale a opção correta.
  • A. A forma do diagrama possui relação direta com a topografia do terreno.
  • B. Os pontos de máximo do diagrama correspondem à passagem de corte para aterro.
  • C. Qualquer linha vertical do diagrama representa trechos de volumes compensados.
  • D. Todo trecho ascendente do diagrama corresponde a um trecho de aterro.
  • E. Esse diagrama não pode ser utilizado em seções mistas.
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Acerca dos elementos geométricos que compõem uma rodovia, assinale a opção correta.
  • A. Uma rodovia com pista dupla deve apresentar, no mínimo, quatro faixas de rolamento.
  • B. A valeta de proteção de corte evita que as águas pluviais atinjam os acostamentos da rodovia.
  • C. A inclinação longitudinal das faixas de rolamento é designada como abaulamento.
  • D. O greide da rodovia define seu alinhamento horizontal.
  • E. Uma rodovia com seção transversal mista permite a compensação longitudinal entre cortes e aterros.
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A respeito da infraestrutura rodoviária brasileira e suas implicações para o setor rodoviário nacional, assinale a opção correta.
  • A. A flexibilização das rotas e a possibilidade de movimentação de pequenos volumes são algumas das vantagens apresentadas pelo transporte de cargas rodoviário, se comparado aos demais tipos de transporte de carga.
  • B. A utilização do transporte rodoviário como meio de transporte complementar é inviabilizada devido ao elevado custo de transposição de carga que o transporte rodoviário apresenta.
  • C. O estado de conservação do pavimento das rodovias gera pouco impacto no custo total do transporte de cargas rodoviário.
  • D. O Brasil possui uma das malhas rodoviárias mais extensas do mundo, sendo grande parte dela pavimentada.
  • E. Em comparação com as rodovias de pavimento flexível, as rodovias de pavimento rígido acarretam maior custo de manutenção, menor segurança e maior consumo de combustível pelos veículos.
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Com base na previsão de evolução da matriz de transporte de cargas no Brasil apresentada na figura acima e nas características dos modais, assinale a opção correta.

  • A. Os custos iniciais da implantação de rodovias são, em regra, maiores que os custos da implantação de ferrovias.
  • B. Quanto ao consumo de energia, os transportes hidroviário e ferroviário apresentam equivalência e são mais econômicos que o transporte rodoviário.
  • C. O aumento do custo do frete e da emissão de dióxido de carbono são desvantagens relacionadas à matriz prevista para 2025.
  • D. Em comparação com a matriz de 2005, serão demandados menos investimentos de recursos para a viabilização da matriz prevista para 2025.
  • E. Infere-se que havia equilíbrio na matriz de transporte de cargas brasileira em 2005.
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Para a execução de 25 m³ de aterro, considerando que a redução volumétrica no aterro em relação ao volume do material no corte é de 8% e o empolamento de 20%, tem-se que o volume de solo transportado e o volume de solo medido no corte, respectivamente, são de:
  • A. 27,17m³ e 31,25m³.
  • B. 28,27m³ e 34,15m³.
  • C. 32,73m³ e 27,17m³.
  • D. 30,38m³ e 26,34m³.
  • E. 29,49m³ e 26,18m³.
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Sobre a drenagem de pavimentos de rodovias, assinale a opção incorreta.
  • A. Em uma rodovia as águas podem chegar por escoamento superficial ou infiltração.
  • B. A camada drenante de um revestimento, seja ele asfáltico ou de concreto, normalmente é constituída de material granular, com granulometria adequada localizada abaixo do revestimento. A finalidade desta camada é drenar as águas infiltradas para fora da pista de rolamento.
  • C. Os dissipadores de energia têm o objetivo de dissipar energia do fluxo d‘água, reduzindo sua velocidade, podendo ser durante o escoamento ou no deságue para o terreno natural.
  • D. Os drenos profundos têm como objetivo principal interceptar o fluxo de água subterrânea através do rebaixamento do lençol freático, impedindo-o de atingir o subleito.
  • E. Os drenos em espinha de peixe são destinados à drenagem de pequenas áreas, podendo ser estas pavimentadas ou não.
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Em uma obra de terraplenagem, será necessário escavar e transportar 50 m3 de solo para nivelamento do terreno. Após análises, foi determinado que o coeficiente de empolamento do solo é de 30%. Se a empreiteira responsável pelo serviço tiver caçambas com capacidade de 5 m3, o número necessário de caçambas para o transporte do solo é
  • A. 8.
  • B. 13.
  • C. 15.
  • D. 17.
  • E. 20.
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Na avaliação de defeitos de pavimentos asfálticos pode ser definido o IGG, que significa
  • A. Índice de Gravidade Geral.
  • B. Índice Geral de Gravidade.
  • C. Índice Global de Gerência.
  • D. Índice de Gravidade Global.
  • E. Índice de Gerência Global.
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Um cimento asfáltico de petróleo classificado como CAP 30/45 possui
  • A. viscosidade Saybolt Furol a 60 °C entre 30 e 45 cP.
  • B. penetração a 25 °C entre 30 e 45 × 0,1 mm.
  • C. viscosidade Brookfield a 25 °C entre 30 e 45 s.
  • D. ponto de Fulgor máximo de 45 °C.
  • E. penetração retida máxima de 45%.
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