A demanda do bem X é dada pela reta QD = 1000 − 4P. Então,
Em relação à oferta e demanda de um bem X em um mercado de concorrência perfeita, é correto afirmar:
Considere as seguintes funções de demanda e oferta de um Bem X:
DX = a - b*PX;
OX = -c + d*PX;
DX = quantidade demandada do Bem X;
OX = quantidade ofertada do Bem X;
PX = preço do Bem X;
a, b, c, d são parâmetros fixos e positivos.
Dadas as condições acima, para um mercado em concorrência perfeita, é correto afirmar que no curto prazo
Analise as seguintes afirmações:
I. Num lemons market sempre se concretizam transações, até mesmo quando os compradores estejam dispostos a pagar, por um bem de boa qualidade, um preço superior àquele que os vendedores estejam dispostos a negociá-lo.
II. O fato do mercado de arte ter proporções reduzidas pode ser explicado, entre outras razões, pelo risco que consumidores comuns correm de adquirir uma obra falsa pelo preço de uma verdadeira.
III. A existência de franquias elevadas para seguros de automóveis é justificada pelo fato de as seguradores não poderem verificar individualmente o cuidado que os segurados tomam com seus veículos.
IV. A garantia oferecida pelas concessionárias...
*Responda as questões 16 e 17 tendo como base as informações abaixo. Em uma economia fechada foram estimadas as equações de oferta e demanda por gasolina, conforme apresentado abaixo:

Os valores, respectivamente, da perda de excedente do consumidor (PEC) e do produtor (PEP) são:
*Responda as questões 16 e 17 tendo como base as informações abaixo. Em uma economia fechada foram estimadas as equações de oferta e demanda por gasolina, conforme apresentado abaixo:

Calcule o preço (Pe) e quantidade (Qe) de equilíbrio resultante da cobrança de imposto:
Num regime de concorrência perfeita, as curvas de demanda e de oferta de um bem são dadas, respectivamente, por:
Se a função de demanda se deslocar para a direita, passando a ser Qd = 1900 − 20 P, na nova posição de equilíbrio
A curva de oferta para determinada empresa informa qual o nível de produção que ela poderá atingir para cada possível preço. Diante disso, a curva de oferta a curto prazo da empresa competitiva é:
Dada uma curva de demanda de um bem X, tudo o mais constante, é correto afirmar que, quando aumenta o(a):