31 Q747169
Direito Processual Civil
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Pedro ajuizou ação de cobrança em face de João. No prazo para resposta, João comparece à Defensoria Pública, onde apresenta alguns documentos que demonstram ser ele credor de dívida já vencida em valor superior àquela que lhe está sendo cobrada. O defensor responsável pela defesa dos interesses de João deverá explicar que, para cobrar a dívida de Pedro,
32 Q747151
Direito Processual Civil
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Ao celebrar um contrato de compra e venda, os contratantes convencionaram sobre determinados ônus e deveres processuais. Nesse sentido, afirmaram que se houvesse necessidade de ação judicial para dirimir qualquer conflito em relação ao negócio jurídico ora entabulado, e pela possibilidade legal de autocomposição, o autor estaria desincumbido de provar a existência do contrato e que o réu não poderia contestar o feito.

Nesse cenário:

33 Q747146
Direito Processual Civil
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
No procedimento comum, a via pela qual o réu pode manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa, é:
34 Q747130
Direito Processual Civil
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

João propõe ação em face de José e requer o benefício da gratuidade de justiça. Manifesta desinteresse na realização da audiência de conciliação ou mediação. O réu é citado e intimado para o comparecimento à audiência de mediação que não obstante fora designada. O réu peticiona no sentido também do desinteresse da realização dessa audiência e acosta aos autos sua contestação.

O réu, irresignado com a concessão de gratuidade de justiça ao autor, que ao seu sentir, teria condições de arcar com esta verba, deverá:

35 Q747104
Direito Processual Civil
Ano: 2018
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Na contestação, conforme o artigo 337 do atual Código de Processo Civil (CPC), incumbe ao réu, antes de discutir o mérito (em preliminar), alegar
36 Q747088
Direito Processual Civil
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Tancredo ajuizou equivocadamente, em abril de 2017, demanda reivindicatória em face de Gilberto, caseiro do sítio Campos Verdes, porque Gilberto parecia ostentar a condição de proprietário. Diante do narrado, assinale a afirmativa correta.
37 Q749174
Direito Processual Civil
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
A Contestação instrumentaliza a defesa do réu ante pretensão civil contrária. Nesse sentido, avaliando as características dessa peça defensiva, assinale a alternativa incorreta:
38 Q749173
Direito Processual Civil
Ano: 2017
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS)
No que se refere às repostas do réu, assinale a alternativa correta.
39 Q749172
Direito Processual Civil
Ano: 2017
Banca: Instituto Nosso Rumo de Educação e Desenvolvimento Social (NOSSO RUMO)
Quanto à contestação, assinale a alternativa correta.
40 Q749169
Direito Processual Civil
Ano: 2017
Banca: Universidade Federal do Goiás (UFGO)
Acerca da resposta do réu, nas ações em trâmite pelo procedimento comum