Direito Constitucional Direitos Individuais Direito à Igualdade Direitos da Nacionalidade
Ano: 2025
Banca: Instituto Consulplan
Ishir Abdulah, iraniano, é físico formado no exterior com os seus diplomas de mestrado e doutorado registrados no Brasil, tendo realizado concurso para universidade federal sediada em Araraquara. Após sua aprovação, o candidato veio a ser rejeitado com base na sua nacionalidade, pois o edital previa somente a possibilidade de ingresso aos portugueses, com base no Estatuto da Igualdade entre brasileiros e portugueses. O caso teve ampla repercussão local, pondo em curso projeto de lei municipal estabelecendo restrições aos estrangeiros no acesso a cargos em universidade controlada pelo município. Nos termos da interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF), a exclusão do estrangeiro violaria o princípio constitucional da:
Direito Constitucional Direitos Individuais Direito à Igualdade Teoria dos Direitos Fundamentais
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
De acordo com o entendimento do STJ, assinale a alternativa INCORRETA.
Direito Constitucional Direitos Individuais Direito à Igualdade
Ano: 2025
Banca: AGIRH
De acordo com a Constituição Federal, pode-se afirmar que:
Direito Constitucional Direitos Políticos Direitos Individuais Direito à Liberdade + 1
Ano: 2025
Banca: Ministério Público de Goiás (MPE - GO)

A Constituição de 1988, também conhecida como a "Constituição Cidadã", trouxe importantes avanços em relação à cidadania no Brasil. Isto posto, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:



I - A Carta Republicana incluiu dispositivos que proíbem discriminação e garantem igualdade de oportunidades aos cidadãos brasileiros;


II - Os mecanismos de participação popular direta como plebiscitos e referendos, previstos na Constituição Federal de 1988, impactam o exercício de direito à cidadania;


...
Direito Constitucional Direitos Individuais Direito à Liberdade Direito à Igualdade + 1
Ano: 2025
Banca: IVIN

Tomando como referência os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos brasileiros assegurados pelo art. 5º da Constituição Federal de 1988, classifique as afirmativas abaixo como certas (C) ou erradas (E):


( ) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.

( ) É livre a manifestação do pensamento, sendo permitido em alguns casos o anonimato.

( ) Com exceção da tortura, qualquer tratamento desumano ou degradante é expressamente facultado.

( ) É plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar.

...
Direito Constitucional Direitos Individuais Direito à Igualdade Teoria dos Direitos Fundamentais
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Durante uma palestra sobre direitos fundamentais, foi debatido o tratamento jurídico dado ao crime de racismo no ordenamento brasileiro. Em seguida, um servidor questionou se esse tipo de crime permite pagamento de fiança ou se prescreve com o tempo. Com base na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.
Direito Constitucional Direitos Individuais Direito de Propriedade Direito à Liberdade + 2
Ano: 2025
Banca: FACET Concursos
O Art. 5º da CF/1988 assegura a inviolabilidade da vida, da liberdade, da igualdade, da segurança e da propriedade. Qual hipótese a seguir está em conformidade com o princípio da proporcionalidade, considerando restrições a esses direitos?
Direito Constitucional Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Direitos Individuais Direito de Propriedade + 6
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
De acordo com o texto da Constituição Federal, é INCORRETO afirmar que:
Direito Constitucional Direitos Individuais Direito de Propriedade Direito à Liberdade + 2
Ano: 2023
Banca: Avança SP
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Considerando a assertiva, é correto afirmar, de acordo com a Constituição Federal de 1988, que: 
10 Q912942
Direito Constitucional Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Direitos Individuais Direitos Constitucionais-Penais e Garantias Constitucionais do Processo + 1
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
Joana foi impedida de entrar em determinada loja de um shopping, sendo-lhe dito que naquele estabelecimento era proibida a entrada de pessoas negras. Imediatamente Joana acionou a polícia, por entender ter sido vítima de crime de racismo. A Constituição Federal traz os chamados mandados de criminalização e, dentre eles, considera a prática do racismo crime: