10381 Q219101
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os itens seguintes, relativos aos balanços públicos.

As contas que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio e que não são registradas no ativo permanente, passivo permanente, ativo financeiro e passivo financeiro serão contabilizadas em contas de compensação.

10382 Q219099
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os itens que se seguem, relativos às peculiaridades das tomadas e prestações de contas e às atribuições do Tribunal de Contas da União (TCU).

Para a elaboração de documento de prestação de contas ao TCU será considerado recurso gerido, entre outros, o valor total do ativo, obtido no balanço patrimonial do final do exercício, para empresas públicas, sociedades de economia mista, demais empresas controladas direta ou indiretamente pela União, empresas encampadas ou sob intervenção federal e fundos de financiamento e investimento.

10383 Q219048
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Sobre o Balanço Patrimonial, na forma publicada pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN, é correto afirmar, exceto:

10384 Q219018
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A propósito do encerramento do exercício, julgue o item abaixo.

O resultado patrimonial do exercício corresponde à diferença entre o total das variações ativas e o total das variações passivas, tanto orçamentárias quanto extra-orçamentárias. O superávit ou déficit é transferido para o balanço patrimonial.

10385 Q219017
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

No que se refere ao levantamento dos balanços públicos, julgue os itens a seguir.

Para o levantamento do balanço patrimonial, é necessária a formulação de diversos lançamentos de encerramento. Um dos lançamentos utilizados para a apuração do resultado financeiro e conseqüente elaboração do balanço patrimonial é a transferência do saldo da conta de ativo real líquido para a conta administração direta.

10386 Q218994
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

No final do exercício financeiro, os seguintes dados estavam disponíveis: (valores em reais)

Bancos - Conta Única .................................................... 5.000,00
Dívida Ativa ..................................................................... 4.000,00
Despesas a Classificar .................................................... 1.200,00
Diversos Responsáveis ..................................................... 200,00
Estoque de Material de Consumo ..................................... 600,00
Bens Móveis ................................................................. 10.000,00
Fornecedores ................................................................. 3.000,00
Salários a Pagar ....................................

10387 Q218989
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
No Balanço Patrimonial, ocorre Passivo Real Descoberto se o
10388 Q218948
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Do balanço patrimonial de um certo ente governamental, foram obtidas as seguintes informações:

Sabendo-se que o citado balanço patrimonial apresentou um superávit financeiro de $ 3.600, pode-se afirmar que o valor do ativo permanente foi de:

10389 Q218912
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com base nos conceitos e na legislação aplicáveis a contabilidade pública, orçamentos e balanços, julgue os itens a seguir.

A existência de um deficit financeiro no balanço patrimonial, apurado pela diferença entre passivo e ativo financeiros, revela que, na abertura de créditos adicionais no exercício financeiro subseqüente, essa diferença deverá ser previamente deduzida do valor dos referidos créditos.

10390 Q218902
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

A ocorrência de superávit financeiro em uma instituição pública, pode ser verificada na(no)