Questões sobre Conceitos Básicos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Conceitos Básicos

A elaboração dos demonstrativos contábeis obedece a regras estabelecidas nas normas legais e técnicas. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Quando há previsão no estatuto de determinada companhia para a participação dos empregados no lucro apurado, essa participação deve ser paga obrigatoriamente antes das parcelas relativas a administradores e partes beneficiárias.

#Questão 203124 - Contabilidade Privada, Conceitos Básicos, CESPE / CEBRASPE, 2011, PREVIC, Especialista em Previdência Complementar

Considerando as normas vigentes no Brasil relativas à contabilidade das entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs), julgue os itens que se seguem.

No intuito de assegurar maior transparência e precisão na divulgação de informações contábeis, as EFPCs são fiscalizadas e devem observar as normas contábeis editadas pelo Ministério da Fazenda, por intermédio do Conselho Nacional de Seguros Privados e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

#Questão 203126 - Contabilidade Privada, Conceitos Básicos, CESPE / CEBRASPE, 2011, PREVIC, Especialista em Previdência Complementar

Considerando as normas vigentes no Brasil relativas à contabilidade das entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs), julgue os itens que se seguem.

A contabilidade de uma EFPC deverá ser elaborada de forma consolidada em relação à totalidade dos planos de benefícios previdenciais e assistenciais administrados por essa entidade.

Considere as afirmações a seguir, relativas à Estrutura Conceitual da Contabilidade:

I. As demonstrações contábeis preparadas pelo regime de competência informam aos usuários sobre as transações passadas envolvendo o pagamento e o recebimento de caixa ou outros recursos financeiros e sobre as obrigações de pagamento e recursos que serão recebidos no futuro.

II. Para que o princípio da primazia da forma sobre a essência seja atendido, é necessário que as transações e eventos que afetam o patrimônio da entidade sejam contabilizados e apresentados de acordo com a sua forma legal e não de acordo com a substância e a realidade econômica dessas transações.

III. Todo aumento do ativo ou diminuição do passivo que tenha como consequência um aumento do patrimônio líquido da entidade deve ser reconhecido como receita na sua Demonstração do Resultado do Exercício.

IV. Um ativo é reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade, e seu custo ou valor puder ser determinado em bases confiáveis.

Está correto o que se afirma APENAS em

A redação atual da Lei Societária estabelece que o Ativo, no Balanço Patrimonial, terá as contas dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados no grupo do Ativo Circulante e do Ativo Não Circulante. Estabelece, ainda, a composição do Ativo Não Circulante por Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. Os novos dizeres da Lei, ratificados definitivamente a partir de maio de 2009, provocaram a eliminação do Ativo, do Grupo do Ativo Permanente e das despesas diferidas, bem como promoveram o desdobramento do Imobilizado em Imobilizado e Intangível. Essas alterações, acompanhando a tendência contábil internacional, passaram a exigir maiores cuidados para a classificação dos Intangíveis, principalmente para os gerados internamente. Considerando-se os Intangíveis gerados internamente, os gastos incorridos na fase de pesquisa devem ser classificados como

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis