Julgue os itens a seguir, relativos a definição de notícias, suas características e processo de elaboração.
Na produção de notícias, não se admite nenhum grau de distorção do acontecimento, nem mesmo a denominada distorção involuntária.
Julgue os itens a seguir, relativos a definição de notícias, suas características e processo de elaboração.
Na produção de notícias, não se admite nenhum grau de distorção do acontecimento, nem mesmo a denominada distorção involuntária.
As técnicas básicas utilizadas pelo jornalismo, como o uso do lide, tiveram origem nos Estados Unidos, e se adaptam perfeitamente ao uso nas chamadas hard news, ou seja, nas notícias de
A objetividade é um dos fundamentos do jornalismo. Uma crítica, no entanto, pode ser feita às práticas profissionais derivadas da objetividade: é a de que tornam os jornalistas intercambiáveis e, por isso, desvalorizados. Isso aconteceria porque a objetividade facilita a(o)
O repórter de um jornal entrevista o diretor de uma empresa para uma matéria. Na redação do texto, ele pode intervir na fala do entrevistado de diferentes maneiras, EXCETO ao
As siglas estão de tal modo incorporadas ao vocabulário do dia a dia que passam a sofrer flexões de número. O procedimento padrão para especificar a flexão de número numa sigla é:
Qual o termo que define, nas redações, o último prazo para que uma edição seja fechada ou que uma reportagem seja concluída?
Entre os tipos de reportagem mais conhecidos, três se destacam: reportagem de fatos (fact-story), reportagem de ação (action-story) e a reportagem documental (quote-story). Esta última é definida por ser o relato:
O jornal Zero Hora de Porto Alegre publicou, no dia 04 de abril de 2011, a notícia do desabamento de um prédio em construção em Belém (PA). Segundo o jornal, as informações sobre as vítimas são desencontradas. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, a Polícia Militar local afirma que cerca de 15 operários e outras cinco pessoas ficaram debaixo dos escombros. Já no site G1, a Defesa Civil do Pará afirma que pelo menos cinco pessoas estariam nos escombros. A matéria termina informando com informações da Agência Estado. Pelas características das fontes é correto afirmar que se trata de
No dia 29 de março de 2011, o jornalista André Gonçalves escrevia em seu Blog (Conexão Brasília) que o ex-presidente José Alencar ocupou um dos espaços mais interessantes e atípicos da política nacional na última década. Apesar de ser um empresário rico, era alguém com quem as pessoas se identificavam. Ainda mais, torciam por ele. Essa declaração é a razão principal de serem as notícias sobre ele muito bem avaliadas segundo critérios de noticiabilidade. Conforme a opinião do jornalista, as notícias sobre José Alencar

A figura de linguagem utilizada nesse título é a