Ele foi um dos principais nomes da chamada Pop Art, movimento artístico de caráter midiático surgido em meados do século XX, que utilizou signos estéticos da Comunicação de Massa, sobretudo relacionados à publicidade, como crítica à sociedade do consumo.
O texto acima se refere a:

Considerando as informações do texto, são autores da Mass Communication Research, também chamada de escola americana:

O fato relatado no texto do Observatório da Imprensa em 15/4/2014, trazendo novas perspectivas em relação à regulamentação da profissão de jornalista, ocorreu em

O nome desse radiojornal era
Manifestante é agredido por multidão na Praça da República
O título acima se refere à agressão que um black-block sofreu de integrantes de uma passeata organizada pelo MPL (Movimento Passe Livre). A multidão caracteriza-se por
Um influente filósofo contemporâneo, morto em 1937, pregava que “tudo o que se publica é constantemente influenciado por uma ideia: servir a classe dominante, o que se traduz sem dúvida num fato: combater a classe trabalhadora”. E arremata afirmando que existem “casos em que o jornal burguês ou cala, ou deturpa, ou falsifica para enganar, iludir e manter na ignorância o público trabalhador”.
O autor dessas afirmações é
Segundo o texto, a mudança fundamental introduzida no jornalismo a partir da internet foi:
Como pontua Shirky, todas as tecnologias que motivaram essas revoluções têm uma assimetria: quando são boas em gerar conversas, não são boas em gerar grupos, e vice-versa. Aplicando-se essa observação à internet, é correto afirmar: Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.
No Brasil, a comunicação organizacional experimentou um acentuado desenvolvimento no período de 1950 a 2000, marcado por distintas características: década de 50 (era do produto); década de 60 (era da imagem); décadas de 70 e 80 (era da estratégia); década de 90 (década da globalização).
No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.
Entre outros elementos, o termo indústria cultural refere-se ao processo de conversão da cultura em mercadoria, ocorrido no início do século XX, e designa prática social em que a produção cultural e intelectual é orientada pela possibilidade de consumo no mercado.
No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.
O conceito de indústria cultural foi criado durante a Segunda Grande Guerra no contexto dos estudos que buscavam compreender como a comunicação de massa estava ligada ao processo histórico capitalista.
Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.
Três mudanças históricas contribuíram para o grande florescimento da comunicação organizacional na década de 80 do século passado: a reabertura política no Brasil; o fim da Guerra Fria e o processo de globalização da economia.
Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.
Um dos fatores que contribuíram para a implantação precoce das relações públicas e do jornalismo empresarial no Brasil foi a imediata ressonância no país da revolução industrial europeia, que provocou a necessidade de lançamento de apelos promocionais.
Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.
O desenvolvimento das publicações empresariais, com a superação do amadorismo pelo profissionalismo e com a passagem do jornalismo empresarial para a comunicação empresarial, representou um salto qualitativo não só dos produtos editoriais e gráficos, mas da sua importância para as estratégias de comunicação dirigida e de comunicação institucional, especialmente na década de 80 do século XX.
Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.
A consolidação do campo das relações públicas no Brasil trouxe como consequência exata a delimitação conceitual, profissional e científica de cada uma das funções, atribuições e atividades desse campo, quais sejam: comunicação social, comunicação corporativa e comunicação empresarial.
Julgue os itens a seguir, acerca da marca.
O uso de marcas como as que se conhecem atualmente tem pouco mais de um século. No fim do século XIX, a Convenção da União de Paris já procurava estabelecer uma base legal para coibir a concorrência desleal, e a maioria dos países industrializados possuía legislação específica sobre propriedade e proteção de marcas.
Considerando que os meios de comunicação são um dos principais emissores e formadores da opinião pública, julgue os itens que se seguem.
Após o processo de redemocratização do Brasil, os governos civis, de forma geral, utilizaram a comunicação como ferramenta de publicidade ou como estratégia de marketing, visando à busca de resultados imediatos favoráveis às ações governamentais.
No que se refere à história dos meios de comunicação no Brasil, com foco no meio impresso e no rádio, julgue os próximos itens.
A revista Realidade, que circulou a partir de 1966 por cerca de uma década, causou impacto no mercado editorial devido aos assuntos que abordava e ao tratamento dado a eles, em estilo e linguagem.
No que se refere à história dos meios de comunicação no Brasil, com foco no meio impresso e no rádio, julgue os próximos itens.
A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC, foi a primeira emissora de rádio brasileira.
Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Com a decadência da Ditadura Militar, a TV foi ganhando cada vez mais espaço e se consolidando como o veículo de comunicação com forte apelo junto ao público. O estilo do ___________ se aproximava cada vez mais do modelo americano. A chegada do ___________, equipamento que gravava imagens a serem transmitidas posteriormente em fitas VHS, permitiu que as emissoras colocassem dinamismo em seus ___________, que chegavam ao público com linhas mais interessantes e completas.Foi realizada em setembro de 1950, em São Paulo, a primeira transmissão de imagens no Brasil pela TV Tupi-Difusora, uma emissora do Diários Associados de Assis Chateaubriand. Inicia-se, então, a história da televisão no Brasil. Em relação aos primórdios da TV no País, é correto afirmar que
I. o grupo de Chateaubriand, quatro meses depois da instalação de sua primeira emissora, inaugura outra emissora, a TV Tupi-Minas, em Minas gerais, em 20 de janeiro de 1951. II. o fator econômico limitava a expansão da televisão durante os anos 1950, sendo que nos dois primeiros anos a televisão não passou de um “brinquedo de luxo” das elites do País. III. uma forte característica do início da televisão foi o seu aspecto radiofônico com imagens. A maioria dos primeiro...Sua primeira edição foi ao ar em agosto de 1941. Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil. Patrocinado pela empresa norte-americana sediada no País, Standard Oil Company of Brazil, o programa se especializou em divulgar, principalmente, notícias sobre a evolução das guerras travadas pelos Estados Unidos em todo o mundo. Trata-se do programa
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Apesar de o rádio ter se desenvolvido em diversas regiões do Brasil ao mesmo tempo, as emissoras de rádio ____________ tiveram uma posição de destaque no cenário radiofônico nacional. Entre elas, a rádio de maior destaque até o final da década de 1950 foi a _____________________________, emissora de maior penetração e audiência em todo o Brasil naquela época.No Brasil, a primeira experiência radiofônica ocorreu em 1922. O rádio é o primeiro meio de comunicação de massa, ou seja, um público numeroso recebe, ao mesmo tempo, a mesma mensagem, respondendo a ela. Em relação à história do rádio no Brasil, analise as assertivas abaixo.
I. Na década de 1920, o rádio era um meio de comunicação ligado às camadas altas da população devido ao estilo de sua programação: óperas, conferências e músicas clássicas que agradavam à elite, não atingindo as camadas populares. II. A música sempre ocupou um lugar de destaque nas emissoras, e as apresentações eram realizadas ao vivo durante as três primeiras décadas do rádio, quando havia orquestras e pequenos conjuntos regionais contratados. III. O advento da publicidade fez com...O New Jornalism é um gênero jornalístico surgido na imprensa dos Estados Unidos, na década de 60, que tem como principais representantes Truman Capote, Norman Mailer, Gay Talese e Tom Wolfe. Sua principal característica é juntar a narrativa literária à jornalística. No Brasil, quem melhor fez esse tipo de jornalismo contava em seus quadros com profissionais como José Hamilton Ribeiro e Audálio Dantas. O nome dessa revista era:
O Diário de Pernambuco foi fundado em 7 de novembro de 1825, sendo hoje o jornal mais antigo em circulação na América Latina. A história registra duas paralisações importantes de sua circulação. Uma foi em 1931 e outra em 1945, quando a redação tinha como diretor Arthur Orlando e entre os repórteres estavam:
Avalie as informações abaixo sobre a história da comunicação no Brasil e indique a opção incorreta.
Nos anos de 1960, foi criado nos Estados Unidos um movimento que iria romper com a estrutura mais tradicional da reportagem e da transmissão das notícias. Esse movimento foi chamado de New Journalism e seus principais expoentes foram Tom Wolfe, Gay Talese, Norman Mailer e Truman Capote. Como gênero jornalístico, o New Journalism apresentava as seguintes características, EXCETO:
Segundo a história da Assessoria de Imprensa, foi no ano de 1772 que a primeira atividade correlata foi desenvolvida. Quatro anos antes da independência dos Estados Unidos, um grupo de revolucionários comandado por George Washington, preocupado com a divulgação de informações oficiais, contratou o escritor e editor Samuel Adams para desenvolver um trabalho que mesclasse elementos da comunicação. Alguns outros trabalhos semelhantes foram desenvolvidos, porém, somente no ano de 1906, um jornalista norte-americano utilizou pela primeira vez o termo assessoria de imprensa e fundou, em Nova York, o primeiro escritório de assessoria de imprensa ou relações públicas do mundo, tornando-se o fundador das Relações Públicas, berço da assessoria de imprensa.Quemera esse...
A reforma do texto nos jornais brasileiros começou na década de 50, no Diário Carioca, introduzindo novas técnicas de redação desenvolvidas originalmente nos Estados Unidos. Foram características da reforma do Diários:
I. Adoção e adaptação do lead.
II. Aproximação da escrita da fala corrente brasileira.
III. Certo humor e ironia, que ia do grosseiro ao poético.
IV. Adoção do chamado “nariz de cera”.
Estão corretos os itens