Os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender, segundo o MPS-BR, têm que estar em conformidade com aqueles contidos no
As metas genéricas no CMMI evoluem de modo que cada meta fornece uma base para a próxima. Assim, pode ser feita a conclusão que um processo
Segundo o MPS.BR, a capacidade do processo é representada por um conjunto de atributos de processos descritos em termos de resultados esperados. A capacidade do processo expressa o
Estabelecer e manter uma biblioteca de componentes do processo organizacional — que incluem políticas, descrições de processos, modelos de ciclos de vida, critérios e diretrizes para adaptação do processo e repositório de métricas —, de modo que ela permaneça (re)utilizável, é o objetivo de uma das áreas de processo da categoria gestão do processo do CMMI. Essa área de processo denomina-se
O nível de maturidade em que se encontra uma organização permite prever o seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos. O MR-MPS define sete níveis de maturidade, dentre os quais estão os níveis:
À luz dos fundamentos de CMMI e ITIL, julgue os itens seguintes.
O CMMI 1.3 apresenta três modelos: o CMMI-DEV — para processos de desenvolvimento de produtos e serviços —, o CMMI-ACQ — para processos de aquisição e terceirização de bens e serviços —, e o CMMI-SVC — para processos de prestação de serviços.
A direção de uma empresa designou uma equipe de analistas para garantir a qualidade dos sistemas de informação em produção na entidade. Para cumprir suas atribuições, a equipe recorreu a diversas técnicas e metodologias para a avaliação da qualidade do desenvolvimento de software.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o Guia Geral:2011 do MPS-BR, alguns processos podem ser excluídos total ou parcialmente do escopo de um projeto, conforme o negócio da empresa avaliada.
A direção de uma empresa designou uma equipe de analistas para garantir a qualidade dos sistemas de informação em produção na entidade. Para cumprir suas atribuições, a equipe recorreu a diversas técnicas e metodologias para a avaliação da qualidade do desenvolvimento de software.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Segundo o CMMI para desenvolvimento — versão 1.3, o foco de um processo de nível de capacidade 5 é a melhoria contínua do desempenho de processo, seja por meio de melhorias incrementais, seja pela inovação.
Com relação aos níveis de maturidade do CMMI, julgue os itens seguintes.
No nível 2, o processo é gerenciado e adaptado a partir de um conjunto de processos padronizados da organização que, por sua vez, também evoluem continuamente.
Com relação aos níveis de maturidade do CMMI, julgue os itens seguintes.
Uma característica que merece destaque no nível 5 é o fato de o conceito de inovação organizacional integrar a gestão de mudanças tanto em processos como na tecnologia.