Em relação à gestão de pessoas em bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.
Acerca da organização e administração de bibliotecas e do desenvolvimento de suas coleções, julgue os próximos itens.
O estudo da comunidade, as políticas de seleção, a seleção, a aquisição, o desbastamento e a avaliação são componentes do processo de desenvolvimento de coleções. Como tal, todos, exceto a aquisição, devem permanentemente considerar a influência da comunidade a ser servida.
Julgue os itens a seguir, acerca de organização e administração de bibliotecas.
O manual de serviços da biblioteca proporciona eficiente coordenação, assegurando uniformidade aos processos comuns e determinando para cada trabalho uma sequência correta, mas é substituível por um fluxograma acoplado de seleção, aquisição e descarte.
Julgue os itens a seguir acerca da aquisição de recursos de informação para bibliotecas.
Em um acordo de cooperação corrente entre diferentes unidades de informação visando à aquisição compartilhada, a unidade que compra um recurso de informação avisa as outras unidades que não há necessidade de adquiri-lo novamente.
Julgue os itens subsequentes que versam a respeito da organização, da administração e do planejamento de bibliotecas.
Segundo recomendações internacionais, 20% do espaço das estantes deve ser reservado para a expansão do acervo. A ocupação desse espaço de reserva indica que há necessidade de replanejamento de espaço físico.
Julgue os itens subsequentes que versam a respeito da organização, da administração e do planejamento de bibliotecas.
O manual de serviços de uma biblioteca auxilia a administração, pois nele encontram-se determinadas as relações existentes entre as diversas tarefas e setores de trabalho.
Julgue os itens subsequentes que versam a respeito da organização, da administração e do planejamento de bibliotecas.
O planejamento operacional é elaborado a partir da análise de fatores favoráveis ou de risco existentes no contexto ou ambiente em que a biblioteca está inserida.
Julgue os itens subsequentes que versam a respeito da organização, da administração e do planejamento de bibliotecas.
Para manter atualizados os dados sobre o acervo da biblioteca é necessário realizar periodicamente o inventário das coleções. Ao inventariar, utiliza-se o catálogo sistemático para a conferência dos livros nas prateleiras.
No que se refere à avaliação de bibliotecas e aos serviços de informação, julgue os seguintes itens.
Na avaliação de bibliotecas e unidades de informação, a eficácia está relacionada aos resultados, pois mede o grau com que os objetivos do projeto ou da organização foram atingidos. A eficiência refere-se ao processo, à relação entre os recursos aplicados e os benefícios alcançados.
Acerca do desdobramento de uma biblioteca em divisões ou departamentos, com vistas a compor sua estrutura organizacional, julgue os próximos itens.
A utilização do modelo matricial resulta em uma estrutura organizacional verticalizada que oferece pouca dinâmica interna à organização.