No trabalho de gestão de documentos, a classificação é um recurso fundamental. Sobre a classificação arquivística, analise as afirmativas a seguir.
I. Organiza os documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.
II. Analisa e identifica o conteúdo de documentos e seleciona a categoria de assunto sob a qual possam ser recuperados, podendo-se atribuir códigos.
III. Atribui aos documentos seus valores primários e secundários.
Está correto o que se afirma em
Com relação ao escopo da gestão de documentos, analise as afirmativas a seguir.
I. Determina os documentos que devem ser conservados em caráter permanente e os que devem ser eliminados a curto, médio e longo prazo, resultando em eficiência e economia de tempo e espaço, na racional utilização de recursos e na redução da massa documental produzida.
II. Exige planejamento, organização, coordenação e controle de pessoal, espaço físico, equipamentos, instalações, material e recursos financeiros.
III. Implica em realizar a descrição arquivística dos documentos produzidos por um órgão ou entidade no desempenho de suas funções e atividades.
Está correto o que se afirma em
Sobre os objetivos da gestão de documentos, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Contribuir para o acesso e conservação dos documentos de guarda permanente, por seu valor probatório, científico e histórico.
( ) Permitir o aproveitamento racional dos recursos humanos, materiais e financeiros.
( ) Assegurar a eliminação dos documentos que tenham valor administrativo, fiscal, legal ou para pesquisa.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Dentro do conceito de gestão de documentos, sobre os tipos de arquivo, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Arquivo corrente é o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, por seu valor primário, é objeto de consulta frequente pelo órgão ou entidade que o produziu e ao qual compete sua administração.
( ) Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes com uso muito frequente pelo órgão ou entidade que o produziu e que aguarda eliminação.
( ) Arquivo permanente é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor secundário.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Relacione as características dos documentos de arquivo, listados a seguir, às suas respectivas definições.
1 - Autenticidade
2 - Confiabilidade
3 - Unicidade
4 - Organicidade
( ) Os documentos de arquivo são produzidos e acumulados em razão das funções e atividades desenvolvidas pelo órgão ou entidade, o que os contextualiza no conjunto a que pertencem.
( ) Os documentos de arquivo têm a capacidade de sustentar os fatos que atesta. Isso está relacionado ao momento em que o documento é produzido e à veracidade de seu conteúdo.
( ) Os documentos de arquivo fazem parte do conjunto e possuem relações singulares com os demais documentos do grupo. Podem existir cópias, mas cada cópia é específica em seu lugar.
( ) Os doc...
Com relação às regras de alfabetação, analise os seguintes nomes.
1. Aníbal Teixeira
2. Camilo Castelo Branco
3. Jorge de Abreu Neto
4. Charles Du Pont
5. Álvaro Ramos e Cia.
Assinale a sequência correta de arquivamento, conforme a regra de alfabetação.
No CRF-AL organizar e fazer manutenção dos arquivos são atividades inerentes ao cargo do Auxiliar Administrativo. Na disposição dos documentos nos arquivos de 1ª, 2ª e 3ª idades (corrente, intermediário e permanente) há que se observar a importância que um documento apresenta e que justifica sua preservação e armazenamento em um arquivo. Considerando o arquivo intermediário, analise as seguintes afirmativas.
I. No arquivo de 2ª idade ou intermediária, os documentos apresentam inestimáveis valores primários e secundários.
II. Os arquivos intermediários têm livre acesso ao público.
III. Os arquivos intermediários são destinados aos documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas que ainda podem ser solicitados.
IV...
Considere as seguintes afirmativas sobre estratégias de organização de arquivos:
I. Arquivo sequencial indexado é uma estratégia de organização de arquivos voltada para acesso por meio de chaves secundárias. A principal vantagem desse método sobre os demais é que ele permite o acesso direto a um conjunto de registros, e não apenas a um registro por vez.
II. Para que a estratégia de arquivo sequencial ordenado tenha vantagem sobre a abordagem de arquivo sequencial simples no acesso a um registro, dado o valor da chave de acesso, é fundamental que a chave de acesso coincida com a chave de ordenação.
III. Um arquivo direto é semelhante a um arquivo indexado, no sentido de que, nos dois casos, o objetivo principal é a obtenção de acesso aleatório eficiente. Porém, em...
Analise o trecho a seguir.
O primeiro tipo de documento pode ser oficial, bancário, comercial ou interno. O segundo é um translado ou cópia autêntica de leis, decretos ou posturas; um aviso ou citação, impresso ou anunciado na imprensa periódica, para conhecimento geral ou dos interessados.
Esse trecho se refere a:
Analise a situação a seguir.
Um colaborador passou a manhã de quinta-feira distribuindo documentos numa sequência alfanumérica de acordo com o método adotado por sua empresa e guardando-os nos seus devidos lugares. Sabe-se também que esses documentos fazem parte do conjunto de documentos em curso ou de uso frequente.
Considerando essa situação, o colaborador passou a manhã:
Existem critérios que orientam a forma como os documentos são eliminados.
Em geral, não podem ser eliminados(as):
No desenvolvimento de suas atividades, um servidor notou o extravio de um processo administrativo. Imediatamente, informou o fato à autoridade competente do órgão, a qual iniciou a apuração dos fatos por meio de sindicância.
Nessa situação hipotética, a sindicância instaurada pela autoridade do órgão constitui requisito inicial do procedimento de
A relação entre os arquivos e a memória é recorrente nas contextualizações teóricas e nas práticas arquivísticas. Atente para o que se afirma a seguir a respeito dessa temática, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A construção da memória nos arquivos passa pela ação das forças sociais em constante luta pelo controle e exercício do poder, e pela determinação do que se quer passar à posteridade como verdade.
( ) Os arquivos constituem a memória de uma organização qualquer que seja a sociedade, com vistas a harmonizar seu funcionamento e gerar seu futuro. Eles existem porque há necessidade de uma memória registrada.
( ) A memória não permite ao indivíduo conhecer a si mesmo pelos seus próprios meios e sob a forma de esforço ou disci...
Considere o quadro abaixo, extraído da Tabela de temporalidade de documentos de arquivo do Senado Federal e do Congresso Nacional, aprovada pelo Ato da Comissão Diretora no 21/2013.

No que tange aos prazos de guarda e à destinação final dos documentos, é correto afirmar que o tipo documental
Documentos referentes a comunicação, localização, ressarcimento ou reposição de bem pertencem à subclasse
Indique como ficariam dispostas as cartas recebidas caso a instituição, utilizando a ordenação alfabética, colocasse em primeiro plano municípios e/ou regiões administrativas. O arquivo intermediário é um conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda destinação.
Verifica-se que a afirmativa está
Em relação à gestão de documentos, considere os dois agrupamentos abaixo.

A correta correlação entre os agrupamentos é
Considere os dois agrupamentos abaixo, que arrolam alguns critérios de seleção e suas definições.

A correta correlação entre os dois agrupamentos é:

A sequência está correta em

A sequência está correta em

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

A sequência está correta em

A sequência está correta em

A sequência está correta em