2201 Q724063
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

“O principal objetivo destes três instrumentos, de aplicação sucessiva, é o combate à retenção de terrenos ociosos em setores da cidade que, cada vez mais, se valorizam ao serem dotados, pelo poder público municipal, de infraestrutura e serviços urbanos, aumentando os custos de urbanização e expandindo, desnecessariamente, as áreas urbanas.” Oliveira, Isabel Cristina Eiras de. Estatuto da cidade; para compreender. Rio de Janeiro: IBAM/DUMA, 2001.

Diante do exposto, os instrumentos descritos no parágrafo acima são:

2202 Q724062
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A figura acima mostra o Teatro da Ribeira dos Icós, o mais antigo teatro do estado do Ceará, projetado pelo arquiteto Henrique Théberge e construído em 1860. Essa obra exemplifica um estilo arquitetônico que se iniciou com a chegada da missão cultural francesa ao Rio de Janeiro, em 1816.

Da análise do estilo arquitetônico do teatro e da época de sua construção, é correto concluir que o teatro é um exemplo da Arquitetura:

2203 Q724061
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Em 1932, foi projetada a cidade de Broadacre, cujo conceito central era a descentralização e baixa densidade para tentar minimizar e “diluir” ao máximo o impacto da cidade na paisagem natural. Essa cidade era uma malha de estradas que se estendia indefinidamente e dividia a região em quadrados de um acre (cerca de 4.000 m²), daí no nome do projeto, em que cada um desses acres seria destinado a uma família. Dentro de cada acre poderiam coexistir plantações, indústrias, serviços e casas, fazendo de cada acre uma unidade autônoma. Desta forma, propunha a descentralização, que foi idealizada pelo arquiteto como sendo não só urbana mas também política. Essa cidade foi projetada por
2204 Q724060
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Considerando que duas cidades do Ceará estão separadas por um segmento de reta de 5 cm e que a escala do mapa é de 1: 3000000, pode-se afirmar corretamente que a distância real entre essas duas cidades, em Km, é
2205 Q724059
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Quando não é possível iluminar fazendo aberturas nas paredes, uma alternativa é usar a iluminação zenital, que é uma porção de luz natural produzida pela luz que entra através dos fechamentos superiores dos espaços internos. Relacione, corretamente, o tipo de iluminação zenital com sua respectiva definição, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

2206 Q724058
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

No processo de elaboração do projeto arquitetônico, deve-se estudar os níveis de ruídos para localizar a edificação no terreno e optar por medidas que auxiliem na minimização dos impactos dos ruídos externos. Atente ao que se diz a seguir sobre isolamento acústico.

I. As placas compostas por materiais fibrosos ou porosos refletem o som sem absorver, como um escudo, ao passo que as placas rígidas e planas absorvem bem o som.

II. As fachadas voltadas para áreas com ruídos devem concentrar baixa quantidade de janelas ou até mesmo evitá-las.

III. Um meio natural de evitar a propagação dos ruídos externos, proveniente de tráfego de automóveis, trânsito de pedestres e ruídos em geral, é o emprego da vegetação como elemento de absorção e controle.

...

2207 Q724057
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Janelas são consideradas um elemento vital para qualquer edifício, não apenas para trazer vida a estes, mas também para adicionar vitalidade e personalidade. Observe a figura abaixo, que apresenta 6 (seis) diferentes tipos de janela.

Assinale a opção que corresponde à correta relação entre os números apresentados na figura acima e os respectivos tipos de janela.

2208 Q724056
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Os índices urbanísticos são conjuntos de normas que regulam os dimensionamentos das edificações, em relação ao terreno onde serão construídas e ao uso a que se destinam. Considerando esses índices, atente às definições apresentadas a seguir e assinale-as com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Área Total Construída é a soma das áreas cobertas de todos os pavimentos de uma edificação.

( ) Coeficiente de Aproveitamento é a relação entre a área construída computável e a área do lote.

( ) Taxa de Ocupação é a relação entre a área da projeção horizontal da edificação ou edificações e a área do lote.

( ) Taxa de Permeabilidade é a relação entre a parte permeável, que permite a infiltração de água no solo, livre de qualquer edificação...

2209 Q724055
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

O teclado do computador exerce inúmeras funções nos comandos do AutoCAD. Atente às descrições das funções dos comandos listados a seguir e assinale-as com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Comando Stretch, de atalho SC, permite distorcer objetos a partir de uma janela de seleção.

( ) O comando Boundary, de atalho BO, permite criar uma polilinha fechada sobre entidades já existentes que formem um espaço fechado.

( ) O comando Align, de atalho AL, permite ajustar objetos a um alinhamento de forma prática, dispensando o uso repetitivo dos comandos Move e Rotate.

( ) O comando Measure, de atalho ME, permite dividir uma entidade em vários segmentos de dimensões definidas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequên...

2210 Q724054
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
O equipamento auxiliar utilizado na iluminação, que é um dispositivo eletrônico cuja função é fornecer às lâmpadas de descarga em alta pressão um pulso de tensão necessário para seus acendimentos é denominado