2211 Q724050
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

No que diz respeito à acessibilidade das edificações, do mobiliário, dos espaços e dos equipamentos urbanos, relacione corretamente os termos listados a seguir às respectivas definições, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

 A sequência correta, de cima para baixo, é:

2212 Q724049
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
A planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros, é denominada planta de
2213 Q724048
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Os conceitos da arquitetura hospitalar vêm mudando nos últimos anos, resultando em ambientes mais confortáveis, aconchegantes e humanizados. O bem-estar dos pacientes, acompanhantes, visitantes e funcionários precisa ser garantido pelo projeto arquitetônico, que inclui a infraestrutura, a iluminação, o tipo de piso e outros revestimentos, a sustentabilidade, entre tantos outros itens. Sobre a arquitetura hospitalar, é correto afirmar que
2214 Q724047
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

As trocas de calor que envolvem variações de temperatura são denominadas trocas secas, em contraposição à denominação de trocas úmidas, relativa às trocas térmicas que envolvem a água. Os mecanismos de trocas secas são convecção, radiação e condução. Atente ao que se diz a seguir sobre esses mecanismos:

I. Convecção é a troca de calor entre dois corpos, sendo um deles sólido e o outro um fluido (líquido ou gás). As trocas de calor por convecção são ativadas pela velocidade do ar, quando se trata de superfícies verticais.

II. Radiação é o mecanismo de troca de calor entre dois corpos — que guardam entre si uma distância qualquer — através de sua capacidade de emitir e de absorver energia térmica. Esse mecanismo de troca é consequência da natureza eletromagn...

2215 Q724046
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

O uso da ventilação natural é um dos princípios básicos da arquitetura sustentável, ou da boa arquitetura, afinal o vento é um recurso natural, gratuito e renovável. Analise as seguintes afirmações sobre ventilação natural e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas:

( ) A ventilação natural em ambientes é dissociável da orientação e da implantação do edifício no terreno.

( ) O vento predominante do inverno deve ser explorado para resfriar os ambientes quando necessário.

( ) O vento predominante do verão deve ser evitado, pois neste período do ano se quer evitar as perdas de calor da edificação para o exterior.

( ) Vegetação ou superfícies edificadas podem servir de barreiras de ventos. Quanto mais alta a barreira, menor a sombra de ve...

2216 Q724045
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
O risco em projeto de obras pode ser gerenciado a partir de diferentes fases, sendo uma delas a formulação da estratégia para redução de risco. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a essa fase.
2217 Q724044
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

No livro "Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos", Corbela & Yannas (2010) afirmam que o projeto de iluminação elétrica deve integrar-se às condições de iluminação natural do edifício projetado. Seguindo essa ideia, analise as estratégias para uma boa iluminação natural em um edifício:

 I. Organização dos espaços interiores compatível com a forma e a melhor orientação.

II. Estudo da geometria e cores das superfícies internas, para conseguir uma distribuição heterogênea da luz no exterior do edifício.

III. Conhecimento das propriedades térmicas e lumínicas dos materiais transparentes utilizados.

IV. Decisão sobre controle da iluminação, passivo ou ativo, manual ou computadorizado.

Quais estão corretas?

2218 Q724043
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Para avaliação do desempenho de edificações, quanto a sua adequação ao clima e, observando as necessidades humanas do ponto de vista do conforto térmico, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 ( ) Conhecimento do clima local, principalmente em termos das variáveis de que é função o conforto térmico (temperatura do ar, umidade relativa do ar, radiação solar e ventos).

 ( ) Escolha dos dados climáticos para o projeto de ambiente térmico.

 ( ) Adoção do partido arquitetônico cujas características sejam adequadas ao clima, ao entorno e às funções do edifício.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

2219 Q724042
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
De acordo com Limmer (1997), ao tratar de orçamento de obras, os custos administrativos integram os custos diretos empresariais e estão relacionados às atividades de administração das empresas executoras de obras. Assinale a alternativa que NÃO faz parte dos custos administrativos.
2220 Q724041
Arquitetura
Ano: 2018
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

As mudanças financeiras, tecnológicas e informacionais a que a sociedade global está submetida na contemporaneidade exerce grande influência na forma de conceber, simular e construir a arquitetura e a cidade. Fábio Duarte (1999) menciona o conceito de arquitetura virtual, proposto por Peter Weibel, como aquela que é construída como interface mediada por máquinas inteligentes entre usuários e ambiente. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:

I. Cada ação do usuário se reflete no conjunto do ambiente virtual e as modificações do ambiente virtual se refletem na apreensão espacial do usuário.

II. Os meios eletrônicos da realidade virtual podem construir uma arquitetura multifuncional, multissensorial, com restrições multidimensionais.

 III. A noção de arquitetura...