As dificuldades de estabelecer os lotes de produção em função da variação de demanda, sazonalidade, perdas não consideradas ou outros fatores não contingenciados podem dificultar o cálculo do Ponto de Ressuprimento.
Observe as informações sobre o Ponto de Ressuprimento das linhas A, B e C na tabela abaixo.
A esse respeito, é correto afirmar que o ponto de ressurgimento
Rossetti et al. (2008, p.5) afirmam que, Além de eliminar os desperdícios, a filosofia JIT procura utilizar a capacidade plena dos colaboradores, pois a eles é delegada a autoridade para produzir itens de qualidade para atender, em tempo, o próximo passo do processo produtivo. Em um sistema JIT, em que a qualidade é essencial, o colaborador deve eliminar os problemas assim que eles surgem. A aplicação adequada do sistema JIT leva a empresa a obter maiores lucros e melhor retorno sobre o capital investido, decorrente de redução de custos, de redução dos estoques e de melhoria na qualidade, que são os objetivos de todas as empresas.
Avalie as afirmações relacionadas ao método de produção Just in Time.
I. Ao se afastar de uma abordagem Kaisen, o método Just in time te...
Partindo da premissa de que o papel da função produção é dito como a produção de serviços e bens demandados pelos consumidores, esse conceito está intimamente ligado em como a contribuição desta função pode justificar a sua existência dentro de uma empresa e, consequentemente, avaliar sua competitividade frente a seus concorrentes.
Suponha que em seu primeiro estudo técnico a gerência de produção de uma empresa tenha elaborado um relatório que apresentou diversas inconsistências que foram aqui resumidas em três sentenças. Considere o que propõe Silva (2010) e avalie as afirmações.
I. O setor de produção é fundamental para a elaboração da estratégia da organização como um todo.
Tanto na administração pública quanto na privada, o controle de custos é necessário para uma adequada gestão dos recursos organizacionais. Porém existem diferentes métodos para se atribuir custo a um produto ou serviço.
O método em que se apropriam todos os custos de produção (fixos ou variáveis, diretos ou indiretos), e tão somente os custos de produção, aos produtos e serviços, é o custeio:
Uma fábrica de pneus, ao utilizar a ferramenta conhecida por Carta de Controle, constata que alguns de seus produtos ultrapassaram o limite superior de controle.
Ao perceber esse fato, o responsável técnico pela verificação decide ir até o seu supervisor e o informa que a ação a ser realizada, com base na informação obtida, é a de:
Com base no processo de análise de valor, aplicado a um contexto de uma montadora de automóveis, é considerada uma ação redutora de valor do produto aquela que:
O programa Seis Sigma foi criado com o objetivo de melhorar sistematicamente os processos na produção de um produto ou serviço, tendo como base o uso intensivo de ferramentas estatísticas, sendo que:
I. o programa considera a variabilidade como uma característica positiva na produção;
II. alcançar o sexto sigma significa dizer que a produção possui 3,4 produtos defeituosos a cada 1 milhão;
III. quanto menor o sigma, menos produtos defeituosos vão aparecer.
No que se refere ao programa Seis Sigma, está correto o que se afirma somente em:
S. identificou que, em sua empresa, alguns produtos são fabricados ou montados em lotes antes da demanda, e posicionados na cadeia de suprimentos como “estoque de segurança”.
Carlos é gerente de produção de uma empresa há 6 anos e, apesar de dominar conhecimentos específicos sobre sua atividade, tem dificuldade para motivar sua equipe, devido ter um temperamento difícil. Que tipo de treinamento a área de Gestão de Pessoas dessa empresa deverá elaborar para resolver o problema de Sílvio? Assinale a alternativa correta.
Com relação à administração, julgue os itens subsecutivos. As vantagens competitivas constituem-se em componente da estratégia. Entre as principais vantagens que as organizações podem desenvolver, citam-se a impessoalidade nas relações com os consumidores/usuários e o controle comum dos insumos de produção.
A XYZ é uma fabricante de móveis artesanais atuando há 80 anos no mercado, cujos produtos são comercializados em todo o país. Desde a fundação da XYZ, seus produtos se diferenciaram pelos materiais de primeira qualidade, pelo design clássico e pelos altos preços. Já há alguns anos, as vendas vêm caindo significativamente. Os atuais dirigentes, filhos do fundador da empresa, acreditam que isso não se deva apenas ao declínio continuado das vendas do setor, mas também ao fato de o design da empresa ser associado a um requinte fora de moda, pelo uso exclusivo de madeiras nobres (que vai contra a tendência de consumo ambientalmente responsável), bem como pelo fato de a concorrência, hoje, ser capaz de produzir móveis mais baratos, com novos materiais e de muito boa qualidade. Com a morte rec...
Banca:
Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA)
_________________ no trabalho é definida como o processo contínuo que procura obter, a partir do potencial do empregado, o máximo de sua capacidade com o mínimo de tempo e esforço.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
As organizações prestadoras de serviços apresentam algumas características peculiares que as diferem das organizações fabricantes de bens. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A escolha do serviço a adquirir não permite avaliação prévia, gerando uma escolha às cegas.
II. A participação do consumidor no processo de produção é uma característica da aquisição de serviços.
III. Bens e serviços são igualmente passíveis de padronização, seguindo protocolos que os homogeneízam.
Quanto mais um gestor compreende o processo empresarial, maior é sua capacidade de propor aperfeiçoamento. Ao decompor um produto e seus subsistemas e analisar as atividades realizadas pela empresa, um gestor pode analisar o valor agregado.
As atividades que são percebidas pelo cliente e que contribuem para a geração das saídas esperadas pelo cliente geram o que é chamado de valor
Banca:
Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT)
Em relação à Administração da Produção, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Just-in-time (JIT) é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios, perde em eficácia em termos de custo, porém o fornecimento é preciso, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos.
( ) A abordagem enxuta de gerenciar operações é fundamentada em fazer bem as coisas simples, em fazêlas cada vez melhor e eliminar os desperdícios em cada passo do processo.
( ) A programação de estoques pode ser governada por uma das três escolas de pensamento: o planejamento e controle puxado, gradativo e empurrado.
( ) O planejamento e controle JIT é baseado no princípio de...
Os processos de controle de operações monitoram e avaliam os sistemas de produção. Nesse sentido, relacione os tipos de controle às respectivas características.
1. Controle de compras
2. Controle de custos
3. Controle de manutenção
4. Controle da qualidade
( ) Controla a confiabilidade dos recursos e insumos adquiridos de fornecedores.
( ) Controla os processos produtivos a fim de assegurar os padrões estabelecidos.
( ) Controla os equipamentos e máquinas envolvidos nos processos produtivos.
( ) Controla os valores financeiros aplicados nos processos produtivos.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Em um estaleiro, o navio em construção permanece fixo durante todo o processo de produção. Esse tipo de arranjo físico de produção é conhecido como layout:
O poka-yoke pode ser entendido como uma ferramenta usada para eliminar inspeções fundamentais e para evitar procedimentos desnecessários, além de corrigir e prevenir o surgimento de falhas. O sistema poka-yoke apresenta seis formas possíveis de aplicação.
A forma utilizada para evitar o processamento ou o uso de uma máquina por conta da existência de uma falha potencial é denominada poka-yoke de
O diretor de uma empresa utiliza o Método do Grau de Risco (MGR) para definir o estoque de segurança do principal produto da empresa, cujo consumo médio mensal é de 45.000 unidades. Os consultores estimam que a demanda pelo produto é crescente, e que o concorrente da empresa coloca mensalmente no mercado 20.000 unidades de um produto concorrente.
Considerando-se o grau de risco de 20%, o estoque de segurança dessa empresa é de quantas unidades?
Uma empresa do setor metalúrgico, fornecedora de componentes para a indústria automobilística, decidiu estabelecer o método de gestão de produção Kaizen, visando a tornar a empresa mais eficiente e produtiva.
O constante lançamento de novos produtos no mercado tem criado certa desordenação no meio produtivo, levando a canais de distribuição cada vez mais complexos. O Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento) busca a coordenação dos canais, interligando-os por meio de trocas de informações e cooperação, fato que só ocorre devido à boa utilização dos avanços dos meios de telecomunicações.
Banca:
FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
A escolha de uma das possibilidades descritas na propriedade amplitude do canal de distribuição depende essencialmente do tipo de produto, havendo dois tipos básicos de produto normalmente considerados (Bucklin,1963). Assinale a alternativa incorreta com relação a esses dois tipos.
Banca:
FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
A capacidade de produção de uma célula de produção é uma função que contempla a utilização real da capacidade instalada e a eficiência no seu uso. Portanto, se uma empresa possui seis células de produção, que são operadas durante oito horas por dia, e em função de paradas para manutenção dos equipamentos elas são utilizadas apenas sessenta por cento, com uma eficiência de produção que equivale a cento e vinte por cento, qual a capacidade calculada dessa célula por semana?
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A fronteira de possibilidades de produção representa as diversas combinações de bens e serviços que podem ser produzidos. Considerando o gráfico acima, que mostra as possibilidades de produção dos produtos A e B em uma economia hipotética, julgue os itens a seguir.
O ponto 6, no gráfico, localizado no interior da fronteira de possibilidades de produção, é um ponto factível, mas não eficiente, uma vez que se pressupõe o subemprego dos fatores de produção existentes.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens seguintes acerca de planejamento de necessidades de materiais da área de produção. No que se refere aos sistemas integrados de gestão, o ERP, que integra as atividades de planejamento, vendas e marketing, finanças e recursos humanos de uma empresa, é derivado do MRP.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens seguintes acerca de planejamento de necessidades de materiais da área de produção. O Seis Sigma é uma ferramenta de controle de estoque bastante útil para as empresas.