21 Q721113
Administração
Ano: 2018
Banca: Banca não informada

As dificuldades de estabelecer os lotes de produção em função da variação de demanda, sazonalidade, perdas não consideradas ou outros fatores não contingenciados podem dificultar o cálculo do Ponto de Ressuprimento.

Observe as informações sobre o Ponto de Ressuprimento das linhas A, B e C na tabela abaixo.

 A esse respeito, é correto afirmar que o ponto de ressurgimento

22 Q721112
Administração
Ano: 2018
Banca: Banca não informada

Rossetti et al. (2008, p.5) afirmam que, Além de eliminar os desperdícios, a filosofia JIT procura utilizar a capacidade plena dos colaboradores, pois a eles é delegada a autoridade para produzir itens de qualidade para atender, em tempo, o próximo passo do processo produtivo. Em um sistema JIT, em que a qualidade é essencial, o colaborador deve eliminar os problemas assim que eles surgem. A aplicação adequada do sistema JIT leva a empresa a obter maiores lucros e melhor retorno sobre o capital investido, decorrente de redução de custos, de redução dos estoques e de melhoria na qualidade, que são os objetivos de todas as empresas.

Avalie as afirmações relacionadas ao método de produção Just in Time.

I. Ao se afastar de uma abordagem Kaisen, o método Just in time te...

23 Q721108
Administração
Ano: 2018
Banca: Banca não informada

De acordo com Silva (2010, s/p),

Partindo da premissa de que o papel da função produção é dito como a produção de serviços e bens demandados pelos consumidores, esse conceito está intimamente ligado em como a contribuição desta função pode justificar a sua existência dentro de uma empresa e, consequentemente, avaliar sua competitividade frente a seus concorrentes.

Suponha que em seu primeiro estudo técnico a gerência de produção de uma empresa tenha elaborado um relatório que apresentou diversas inconsistências que foram aqui resumidas em três sentenças. Considere o que propõe Silva (2010) e avalie as afirmações.

I. O setor de produção é fundamental para a elaboração da estratégia da organização como um todo.

II. Parte dos recursos estratégicos desti...

24 Q720936
Administração
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Tanto na administração pública quanto na privada, o controle de custos é necessário para uma adequada gestão dos recursos organizacionais. Porém existem diferentes métodos para se atribuir custo a um produto ou serviço.

O método em que se apropriam todos os custos de produção (fixos ou variáveis, diretos ou indiretos), e tão somente os custos de produção, aos produtos e serviços, é o custeio:

25 Q720930
Administração
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Uma fábrica de pneus, ao utilizar a ferramenta conhecida por Carta de Controle, constata que alguns de seus produtos ultrapassaram o limite superior de controle.

Ao perceber esse fato, o responsável técnico pela verificação decide ir até o seu supervisor e o informa que a ação a ser realizada, com base na informação obtida, é a de:

26 Q720924
Administração
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Em relação aos objetivos de desempenho da Administração da Produção e de Operações, é correto afirmar que:
27 Q720895
Administração
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Com base no processo de análise de valor, aplicado a um contexto de uma montadora de automóveis, é considerada uma ação redutora de valor do produto aquela que:
28 Q720886
Administração
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

O programa Seis Sigma foi criado com o objetivo de melhorar sistematicamente os processos na produção de um produto ou serviço, tendo como base o uso intensivo de ferramentas estatísticas, sendo que:

I. o programa considera a variabilidade como uma característica positiva na produção;

II. alcançar o sexto sigma significa dizer que a produção possui 3,4 produtos defeituosos a cada 1 milhão;

III. quanto menor o sigma, menos produtos defeituosos vão aparecer.

No que se refere ao programa Seis Sigma, está correto o que se afirma somente em:

29 Q720654
Administração
Ano: 2018
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

S. identificou que, em sua empresa, alguns produtos são fabricados ou montados em lotes antes da demanda, e posicionados na cadeia de suprimentos como “estoque de segurança”.

O sistema de produção adotado nesse caso é o

30 Q720635
Administração
Ano: 2018
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Produtos organizacionais são comercializados entre empresas para uso na gestão dos negócios.

Uma de suas variações engloba os bens de capital, que incluem