1151 Q901855
Administração Geral Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral Gestão Estratégica
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
Considerando que a estratégia e o ambiente externo são de grande influência na cultura corporativa e que tal cultura deve abranger tudo o que a organização necessita para ser eficaz em seu ambiente, analise as afirmativas a seguir.
I. A cultura de adaptabilidade empresarial é caracterizada pelo foco estratégico no ambiente externo por meio da flexibilidade e de mudanças para atender às necessidades dos clientes, estimulando as normas e convicções que sustentam a capacidade da organização em detectar, interpretar e traduzir sinais do ambiente em novos procedimentos.
II. A cultura da missão se caracteriza pela ênfase em uma visão clara do objetivo da organização e na conquista de metas específicas, com o crescimento das vendas, a lucratividade ou a participação de mercado, para a...
1152 Q901854
Administração Geral Gestão Estratégica Planejamento Estratégico, Tático e Operacional
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
Resistência é tudo aquilo que provoca atrasos; custos; e, instabilidades inesperadas no processo de mudança estratégica. A observação sobre o processo de planejamento estratégico e sua aceitação no ambiente onde será inserido possibilita a colheita de ensinamentos como:
I. A resistência ao planejamento é um fenômeno superficial; ela tem uma lógica própria, e não pode ser eliminada simplesmente com exortações dos altos administradores.
II. A implantação de estratégias estabelecidas não segue automaticamente à sua elaboração, ela enfrentará sua própria resistência, que pode invalidar o esforço do planejamento.
III. O tratamento do planejamento estratégico e da implantação de estratégias como dois processos sequenciais e independentes é um artifício que ignora o fato de que o ...
1153 Q901853
Administração Geral Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica: Processo Administrativo - Controle
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
Controlar é qualquer ação tomada pela administração com o objetivo de atingir metas preestabelecidas. A administração planeja, organiza e supervisiona a execução de inúmeras funções, e estas atividades, caso sejam bem executadas, devem resultar no alcance de tais metas. Neste contexto pode-se afirmar que o controle é um processo cíclico e interativo constituído das seguintes fases, EXCETO:
1154 Q901852
Administração Geral Estrutura Organizacional na Administração Geral Organizações, Sistemas e Métodos
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
A organização linear é a estrutura organizacional mais simples e antiga; tem como principais características, EXCETO: 
1155 Q901848
Administração Geral Gestão da Qualidade Ferramentas da qualidade
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
É uma ferramenta de qualidade que objetiva priorizar as ações de forma racional, permitindo escolher a tomada de ação menos prejudicial; requer a utilização de um formulário que contém cinco colunas, conforme apresentado a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Considerando o conceito e a matriz apresentados, assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
1156 Q901847
Administração Geral Atribuições das Áreas de Gestão Administração Financeira
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
“Consiste na análise comparativa de custos, em unidades monetárias, e de resultados, em unidades quantitativas não monetárias. São utilizadas para identificar a tecnologia ou a intervenção que podem produzir o máximo de efetividade para um dado custo ou, como se obter um dado objetivo ao menor custo. Estes estudos também podem fornecer àqueles que decidem sobre o uso de uma tecnologia ou intervenção, com base na informação sobre a efetividade, a estimativa do custo extra necessário para se atingir a meta pretendida.” As informações se referem à análise econômica denominada:
1157 Q901846
Administração Geral Eficiência, eficácia e efetividade Gestão Estratégica
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
Os indicadores de desempenho são medidas que representam ou quantificam o desempenho de um processo, serviço, produto ou organização. Conforme o modelo da Cadeia de Valor e os 6 E’s do desempenho, existem seis categorias básicas de indicadores de desempenho divididas nas dimensões de esforço e de resultado. Sobre as dimensões que englobam os indicadores, relacione adequadamente as colunas a seguir.
E. Dimensões do esforço. R. Dimensões de resultado.
( ) Economicidade. ( ) Efetividade. ( ) Eficácia. ( ) Eficiência. ( ) Excelência. ( ) Execução.
A sequência está correta em
1158 Q901845
Administração Geral Abordagem Sistêmica da Administração Tecnologia e Administração
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
A Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital) baseia-se em dois grandes eixos temáticos: eixos habilitadores e eixos de transformação digital. Os eixos habilitadores são compreendidos como aqueles que vão formar bases para que a transformação digital aconteça. Já os eixos de transformação digital envolvem as estratégias para transformar digitalmente as atividades do governo e da economia, a partir das bases desenvolvidas nos eixos habilitadores. (BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, 2022.)
Constitui-se em um dos eixos de transformação digital:
1159 Q901844
Administração Geral Gestão da Qualidade Reengenharia
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
A Kodak lançou uma nova câmera descartável de 35 mm na Europa. A Daylinght Use Camera vem com filme ISO 800 de 39 poses e pode ser usada em condições de baixa e alta iluminação externa. A câmera não possui flash e é adquirida pelo cliente já carregada com o filme e que após utilizado é devolvida ao fabricante que processa o filme e reutiliza as peças da câmera. (Disponível em: https://www.resumofotografico.com/2018/05/kodaklanca-camera-fotografica-descartavel.html. Acesso em: 26/12/2022.)
A ferramenta de gestão utilizada pela Kodak denomina-se:
1160 Q901843
Administração Geral Abordagem Sistêmica da Administração Tecnologia e Administração
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
Os procedimentos, as orientações e os critérios sobre o teletrabalho foram normatizados pela Instrução Normativa nº 65/2020, segundo a qual, “Art. 5º As atividades que possam ser adequadamente executadas de forma remota e com a utilização de recursos tecnológicos serão realizadas preferencialmente na modalidade de teletrabalho parcial ou integral”. Sobre o tema, o Ministério da Economia, em setembro de 2020, informou uma redução dos gastos públicos de cerca de R$ 1 bilhão de reais entre abril e agosto do mesmo ano, estando a mesma relacionada a gastos com auxílios e adicionais e despesas com diárias, passagens e locomoção, serviços de água, esgoto e energia elétrica, cópias e reprodução de documentos. O fato apresentado refere-se a uma vantagem do teletrabalho referente à: