Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Programação Orçamentária e Financeira
Conta Única do Tesouro Nacional
Programação e Execução Financeira e Orçamentária
Ano:
2022
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Tendo em vista que as operações financeiras dos entes governamentais seguem normas específicas, julgue o item subsequente.
As autarquias podem realizar aplicações financeiras na Conta Única do Tesouro Nacional, a prazo fixo, de recursos advindos de arrecadação própria.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Ciclo Orçamentário
Controle da Execução Orçamentária
Ano:
2022
Banca:
CESPE / CEBRASPE
No que diz respeito à arrecadação de tributos, uma das fontes de receita dos entes governamentais, julgue o item a seguir.
O excesso de arrecadação pode ser apurado mês a mês, subtraindo-se a receita arrecadada da receita prevista. Caso a receita arrecadada seja maior do que a receita prevista e não exista crédito extraordinário aberto, o valor da diferença será o excesso de arrecadação que poderá ser utilizado no mês subsequente.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Codificação da Receita Pública
Receita Pública
Ano:
2022
Banca:
CESPE / CEBRASPE
O registro da arrecadação dos recursos é efetuado por meio de códigos de natureza de receita, tendo cada receita normas específicas de aplicação. Essas normas, por sua vez, podem especificar tanto quem deverá aplicar a receita quanto qual atividade estatal (política pública, despesa) deverá ser financiada por meio dessa receita. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
A Despesa Pública na Lei de Responsabilidade Fiscal
LC nº 101 de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal
Ano:
2022
Banca:
CESPE / CEBRASPE
As unidades orçamentárias (UO) são responsáveis pela apresentação da programação orçamentária detalhada da despesa por programa, ação e subtítulo. A atuação das UO no processo orçamentário compreende
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Orçamento Público em AFO
Exercício Financeiro
Ano:
2022
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Um fornecedor prestou um serviço, ocorreu a aferição e ateste da nota fiscal enviada para a administração pública, mas o ente não realizou o pagamento até o dia 31 de dezembro do respectivo ano.