A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da Pressão Arterial (PA). Associa-se, frequentemente, a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares. Tem alta prevalência e baixas taxas de controle; é considerada um dos principais fatores de risco modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Sobre o tratamento nutricional da HAS, analise as afirmativas a seguir.
I. A adição de potássio na dieta de forma suplementada, ou por meio de uma dieta com alimentos ricos nesse mineral, pode ser um adjuvante eficiente na terapia farmacológica anti-hipertensiva dos pacientes com hipertensão arterial.
II. O café, além de ser rico em cafeína, possui compostos bioativos como polifenóis, o magnésio e o potássio, que podem favorecer a redução da PA. A cafeína é capaz de elevar agudamente a PA, por mais de três horas, mas o consumo regular leva à tolerância. A ingestão de café a longo prazo não tem sido associada à maior incidência de HAS. Contudo, a Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que o consumo de café não exceda quantidades baixas a moderadas.
III. Os laticínios podem conter constituintes com potencial efeito benéfico, como a proteína do soro do leite (whey protein), o cálcio, o magnésio, os probióticos, dentre outros. Alguns ensaios clínicos randomizados sugerem efeito hipotensor modesto, em especial, os realizados com laticínios pobres em gordura e com proteínas do leite.
Está correto o que se afirma em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis