Em uma mesa há nove cartões numerados de 1 a 9. Ricardo e...

Raciocínio Lógico - Problemas Lógicos - COPESE / UFPI - 2020 - ALEPI - Consultor Legislativo - Redação de Atas e Debates

Em uma mesa há nove cartões numerados de 1 a 9. Ricardo e Emília pegam dois cartões cada um. O produto dos números dos cartões de Ricardo é 15 e o produto dos números dos cartões de Emília é 12. A soma dos números dos cinco cartões deixados sobre a mesa é:
    A) 26
    B) 27
    C) 28
    D) 29
    E) 30
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Comentários na questão

Ana Beatriz Toledo

Números na mesa: 1  2  3  4  5  6  7  8  9


Os números cujo produto é 15 são 3 e 5


Os números cujo produto é 12 são 2 e 6


Assim, restam na mesa: 1  4  7  8  9 


 


Portanto 1+4+7+8+9=29. Letra D.

José Mariano de Souza Neto

A soma dos números de 1 a 9 é 45.


Para o produto igual a 15, os únicos fatores possíveis são 3 e 5.


Para produto igual a 12, os fatores possíveis são 4 e 3 (já usado no anterior) e 6 e 2.


A soma dos cartões na mesa é 45 - (5+3+6+2)  que é igual a 45 - 16 = 29

JOAO TOMOTAKA KATO

OK, segui o mesmo raciocínio.

Questões extras

Um citricultor plantou uma área de 500 ha, cuja declividade é de 20%, com laranjeiras enxertadas em limoeiro cravo, preparada seguindo um modelo de conservação de solo constituído de terraços de base larga. A análise de solo revelou que o solo possui textura média, baixa fertilidade natural, baixo teor de matéria orgânica e pH original 4,0, que foi corrigido para 6,0. O plantio foi realizado em nível com mudas certificadas e, para evitar tombamento das mudas, em razão dos ventos fortes na região, o agricultor optou por fazer covas mais profundas e previamente adubadas e plantar as mudas com a parte superior do torrão a cerca de 5 cm abaixo do nível do solo. O pomar tem sido mantido limpo, ou seja, sem a presença de plantas daninhas, que podem competir com as laranjeiras e ainda servir como hospedeiras de doenças e pragas. O manejo cultural tem sido feito sem o uso de cultura intercalar e o manejo fitossanitário, com aplicações periódicas de agrotóxicos. Entretanto, logo nos primeiros doze meses, cerca de 20% de mudas desse produtor morreram, e as plantas remanescentes têm apresentado brotações novas com sintoma de enrolamento foliar e presença de pulgões. Além disso, tem-se observado a ocorrência constante e intensa de erosão laminar nesse pomar.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens de 67 a 71.

O agricultor deve efetuar o replantio das mudas mortas, tendo o cuidado de colocar a parte superior do torrão acima do nível do solo, em cerca de 5 cm, o que deve reduzir significativamente a ocorrência de gomose, doença fúngica que pode levar à morte dessas plantas.

Resolva a questão aqui ›


O arremesso tipo bandeja, executado do lado direito do atacante é uma habilidade motora específica em basquetebol que deve ser ensinada observando principalmente a seguinte coordenação de salto e arremesso em sua fase final: arremesso com a mão

Resolva a questão aqui ›


Assinale a opção correta quanto à aplicação dos princípios da psicologia na enfermagem.

Resolva a questão aqui ›