Vinte times de futebol disputam um torneio por pontos cor...

Raciocínio Lógico - Problemas Lógicos - COPESE / UFPI - 2020 - ALEPI - Consultor Legislativo - Redação de Atas e Debates

Vinte times de futebol disputam um torneio por pontos corridos, cada time joga apenas uma única vez contra cada um dos outros times, por cada vitória o time vencedor ganha 3 pontos, a cada empate o time ganha 1 ponto e na derrota o time continua com a mesma pontuação. Após todos os jogos serem realizados, a opção que contém a informação CORRETA sobre o torneio é:
    A) Foram realizadas 380 partidas.
    B) Um time pode obter no máximo 54 pontos ao final do torneio.
    C) Sempre existem dois times que terminam o torneio com a mesma pontuação.
    D) A quantidade máxima de pontos que um time pode obter no final do torneio é menor que 60 e a quantidade de partidas realizadas ao fim do torneio é maior que 180.
    E) Pelo menos um jogo terminou empatado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Comentários na questão

Isaias de Sousa Americo

Em um campeonato com 20 time em que cada time joga apenas um vez com os outros times, então cada time joga 19 vezes. Sendo assim, o número de máximo de pontos que podem ser feitos é igual a 57 (19x3=57). Os 20 times jogam 19 vezes totalizando 380 partidas disputadas (20x19=380). A alternativa A e D estão corretas.

Mike Vieira da Silva

como que a resposta é d se a alternativa afirma que o numero de pontos maximo é menor que 60.?


 

JOAO TOMOTAKA KATO

A quantidade de jogos é uma combinação de 20, 2 a 2 = C20,2 = 20!/2!/18! = 190 partidas.


Um time jogará 20 partidas e ganhando todas (máxima) 3 = 60 pontos.

Questões extras

Com relação aos processos de produção gráfica, julgue os itens que se seguem. No exemplo a seguir, o revisor de texto solicita a formatação em negrito quando insere barras nas laterais de um texto sob revisão: /Ela abriu a porta/.

Resolva a questão aqui ›


De acordo com as informações contidas na planta do croqui, é correto afirmar que

Resolva a questão aqui ›


Considere uma circunferência de centro C e raio 4cm, que se apoia sobre uma reta tangente r, como indicado na figura, e P, um ponto da circunferência posicionado na horizontal à direita de C.

Sabe-se que P se desloca sobre a circunferência, no sentido horário, até ocupar uma posição em que sua distância à reta r mede 3cm. Se a mesma localização de P fosse obtida através de um deslocamento no sentido anti-horário, então é correto afirmar que a amplitude da rotação feita por P mediria, em radianos,

Resolva a questão aqui ›