A cláusula de reserva de plenário (regra do full bench),...

A cláusula de reserva de plenário (regra do full bench), nos termos da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), tem aplicabilidade à decisão


I. das Turmas Recursais dos Juizados Especiais, consideradas como tribunais para o propósito de reconhecimento da inconstitucionalidade de preceitos normativos.

II. fundada em jurisprudência das Turmas ou Plenário do STF, não se aplicando, contudo, na hipótese de se fundar em entendimento sumulado do órgão de guarda constitucional.

III. que declara a inconstitucionalidade de lei, ainda que parcial, inexistindo violação à referida cláusula na decisão de órgão fracionário quando houver declaração anterior proferida pela maioria absoluta do órgão especial ou Plenário do Tribunal respectivo.

IV. que deixa de aplicar lei ou ato normativo a caso concreto, ainda que não fundada em sua incompatibilidade com norma constitucional, uma vez que a negativa de vigência equivale à declaração de inconstitucionalidade.


Está correto o que se afirma APENAS em

    A) I, II e III.
    B) I, II e IV.
    C) III.
    D) IV
    E) II, III e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Sobre o que vem mencionado na alternativa, considerado em seu contexto, é correto o seguinte comentário:

Resolva a questão aqui ›


A faixa da redução do tamanho de um arquivo típico de áudio propiciada pelo formato mp3 localiza- se no intervalo entre:

Resolva a questão aqui ›


A respeito da estruturação de projetos técnicos e tecnológicos, julgue os seguintes itens.

Os projetos de desenvolvimento de produtos requerem, desde a fase de concepção, a participação simultânea dos potenciais consumidores, além dos engenheiros de manufatura e de produção.

Resolva a questão aqui ›