Segundo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, no ...

Segundo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, no momento da realização do empenho a conta “Crédito Disponível”:
  • A. É debitada na natureza da informação orçamentária.
  • B. É creditada na natureza da informação orçamentária.
  • C. É creditada na natureza da informação patrimonial.
  • D. É debitada na natureza da informação patrimonial.
  • E. Não é movimentada.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O cálculo das necessidades de tráfego em elevadores de passageiros de edifícios é regulamentada pela ABNT mediante a NBR 5665/1983, que estabelece as condições mínimas exigíveis para as instalações de elevadores e determina a quantidade de elevadores e as características necessárias para atender ao tráfego de pessoas em edifícios novos. De acordo com essa norma,

o sistema de elevadores de um edifício de escritórios em geral e consultórios deve ter capacidade de tráfego mínima de 12%, ou seja, deve ser capaz de transportar, no mínimo, 12% da população do edifício em 5 minutos.

Resolva a questão aqui ›


Em um tubo capilar usado em sistemas de refrigeração, o fluido refrigerante encontra-se, na entrada, no estado sub-resfriado e, na saída, no estado correspondente a uma mistura com baixo título de vapor.

Tendo como referência esse processo, julgue os itens que se seguem, a respeito dos princípios termodinâmicos.

Quando a velocidade de escoamento do fluido atinge a velocidade sônica, pode ocorrer uma condição de escoamento blocado, em que a onda de choque formada bloqueia o escoamento. Nessa situação, a vazão de refrigerante se torna nula, cessando o efeito de refrigeração. Uma forma de evitar ou retardar essa condição consiste em resfriar o tubo capilar para elevar o volume específico do refrigerante e seu interior.

Resolva a questão aqui ›