Paciente, 32 anos, solteira, nulípara, queixa-se de disme...

Paciente, 32 anos, solteira, nulípara, queixa-se de dismenorreia intensa há cerca de três anos. Ao exame físico, nota-se, ao toque, um nódulo endurecido e doloroso no fundo vaginal posterior e diminuição da mobilidade uterina. A ultrassonografia transvaginal não apresentou alterações. A dosagem de CA125 também não apresentou alterações. Inativa sexualmente no momento. Nega uso de medicações contraceptivas hormonais. Nesse caso clínico, a conduta inicial para essa paciente é
  • A. agonista de GnRH por até um ano.
  • B. Culdocentese, avaliação de cultura e citologia da lesão.
  • C. videolaparoscopia para confirmar endometriose antes de iniciar tratamento específico.
  • D. supressão ovariana com progestágeno isolado ou contraceptivo hormonal combinado como terapia empírica para endometriose.
  • E. o uso de anti-inflamatórios e analgésicos durante o período de dismenorreia, visto que foi descartada a hipótese de endometriose.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Mulher, 78 anos, branca, portadora de hipertensão arterial e hipercolesterolemia, chega ao consultório queixando-se de dor periumbilical intermitente, tipo cólica, que tem início alguns minutos após as refeições, com duração de horas. Refere emagrecimento de 10 Kg no último ano. O exame padrão ouro que deve ser solicitado para confirmar hipótese diagnóstica é:

Resolva a questão aqui ›


Considere que, em um determinado computador, cujo sistema operacional é o Windows XP, ao se clicar, com o botão direito do mouse, uma região vazia da área de trabalho, foi exibido o menu ilustrado acima. Com relação a esse menu, julgue os itens a seguir.

A opção  permite criar novas pastas, acessíveis a partir da área de trabalho.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, referentes a energia e nutrientes.

Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) possuem 16 a 18 átomos de carbono em sua estrutura, utilizam os sais biliares no processo de absorção e são recomendados na dieta de pacientes com insuficiência hepática.

Resolva a questão aqui ›