Uma paciente de 29 anos de idade, obesa, diabética, com ...

#Questão 823941 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Cancerologia Clínica Integrada (Residência em Cirurgia Geral: Cirurgia Torácica)

Uma paciente de 29 anos de idade, obesa, diabética, com histórico familiar (materno) de colelitíase, compareceu ao pronto atendimento referindo dor em hipocôndrio direito, vômitos e febre há cerca de quatro dias. Relatou ter dores em hipocôndrio direito há aproximadamente um ano e diagnóstico de colelitíase há três anos, após achado casual em ecografia abdominal para investigação de nefrolitíase; entretanto, nunca havia ficado febril e com vômitos em associação com a dor.

Com base no mencionado caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A dor abdominal em hipocôndrio direito, relatada pela paciente, é característica da colelitíase e pode ser causada pela obstrução do ducto cístico por um cálculo que impede a saída de bile durante a contração da vesícula. Algumas lesões polipoides da parede da vesícula junto ao ducto cístico, ou na região do infundíbulo, podem produzir esse mesmo efeito.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis