Maria, 15 anos de idade, comparece à Delegacia em janeiro...
#Questão 817342 -
Direito Processual Penal,
Inquérito Policial,
FGV,
2018,
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),
Advogado (XXV Exame de Ordem Unificado)
1 Votos
- A.nada poderá fazer sob o ponto de vista criminal, tendo em vista que a decisão de arquivamento fez coisa julgada material. - Faltar justa causa: lastro probatório minimo, autoria e materialidade, faz coisa julgada formal.
- B.poderá apresentar o vídeo ao Ministério Público, sendo possível o desarquivamento do inquérito ou oferecimento de denúncia por parte do Promotor de Justiça, em razão da existência de prova nova. Correto. Diante novas provas e a coisa julgada for formal poderá ser desarquivado.
- C.nada poderá fazer sob o ponto de vista criminal, tendo em vista que, apesar de a decisão de arquivamento não ter feito coisa julgada material, o vídeo não poderá ser considerado prova nova, já que existia antes do arquivamento do inquérito. O IP é apenas procedimento administrativo, artigo 155 CPP, inclusive os vicios neste não afeta a ação.
- D.poderá iniciar, de imediato, ação penal privada subsidiária da pública em razão da omissão do Ministério Público no oferecimento de denúncia em momento anterior. Esse tipo de ação não aceb para arquivamento, apenas no caso de inércia do MP PARA FAZER A DENÚNCIA.
Navegue em mais questões