Carolina, Mariana e Antônio são empregados da empresa Via...

Carolina, Mariana e Antônio são empregados da empresa Viação Mar Azul Ltda. Carolina foi contratada por prazo determinado e descobriu que está grávida. Mariana, contratada por prazo determinado, recentemente sofreu um acidente de trabalho e encontra-se afastada de suas atividades profissionais. Antônio, por sua vez, contratado por prazo indeterminado, acaba de registrar sua candidatura a cargo de direção de entidade sindical. Neste caso, nos termos da lei trabalhista vigente e do entendimento sumulado do TST, é correto afirmar:
  • A. O desconhecimento da empresa Viação Mar Azul Ltda. do estado gravídico de Carolina afasta o direito ao pagamento de indenização decorrente da estabilidade gestante, existente desde a comunicação da gravidez até cinco meses após o parto.
  • B. Mariana goza da garantia provisória de emprego decorrente de acidente de trabalho.
  • C. Carolina não tem direito à estabilidade provisória, existente desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto, pois foi admitida mediante contrato por tempo determinado.
  • D. Fica vedada a dispensa de Antônio, a partir do momento da data da eleição a cargo de direção de entidade sindical, até 1 ano após o final do seu mandato, exceto se fosse como suplente.
  • E. Antônio teria direito à estabilidade, mesmo que o registro da candidatura a cargo de dirigente sindical tivesse sido realizado durante o período de aviso prévio, ainda que indenizado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um corpo é lançado verticalmente para cima, atinge certa altura e desce. Levando-se em conta a resistência do ar, pode-se afirmar que o módulo de sua aceleração é

Resolva a questão aqui ›


Com base no texto, julgue os itens de 1 a 7.

A mudança no processo eleitoral, conforme proposto no texto, não exclui, por si só, os maus políticos da vida política.

Resolva a questão aqui ›


A respeito de operações de leasing, drawback e derivativos, julgue os seguintes itens.

Comparando-se contratos a termo e contratos futuros, verifica-se que a principal semelhança é o compromisso de se comprar/vender determinado ativo em uma data futura, pelo preço que venha a ser negociado; a principal diferença é o ajuste diário para os contratos a termo.

Resolva a questão aqui ›