Mariana foi admitida para exercer a função de recepcioni...

Mariana foi admitida para exercer a função de recepcionista na empresa fabricante de produtos de limpeza Limpabem Ltda. em data de 12 de nov. de 2014. Em 13 de dez. de 2017, teve sua gravidez confirmada, com data provável do parto para 19 de jun. de 2018. Em data de 31 de jan. de 2018, foi demitida sem justa causa por iniciativa do empregador, sem, contudo, receber as verbas decorrentes da estabilidade gerada pela gravidez. A convenção coletiva de trabalho aplicável à categoria profissional à qual pertence Mariana estabelece que as empregadas gestantes, desde a gravidez até 60 dias após o término da licença-maternidade, têm estabilidade. Diante disso, é correto afirmar que
  • A. Mariana somente será reintegrada à empresa se tal hipótese ocorrer no curso do período de estabilidade, compreendido desde a confirmação da gravidez até 60 dias após o término da licença-maternidade. Caso contrário, a garantia restringir-se-á aos salários e demais direitos correspondentes ao período de estabilidade.
  • B. Mariana terá direito à reintegração ao emprego ou à indenização do período estabilitário, desde a gravidez até 60 dias após o término da licença-maternidade, caso haja comunicado seu estado gravídico ao empregador imediatamente após dele ter ciência.
  • C. Mariana somente será reintegrada à empresa se tal hipótese ocorrer no curso do período de estabilidade, que é compreendido desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Caso contrário, a garantia restringir-se-á aos salários e demais direitos correspondentes ao período de estabilidade.
  • D. Mariana terá direito à reintegração ao emprego ou à indenização do período estabilitário, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, caso haja comunicado seu estado gravídico ao empregador imediatamente após dele ter ciência.
  • E. não é possível que a norma coletiva estenda a garantia de emprego à gestante, tendo em vista que a norma constitucional limita a estabilidade decorrente da gravidez a 5 meses após o parto.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma empresa fabrica barcos de luxo com projetos individualizados, esportivos ou offshore, por encomenda. Com a crise econômica e queda no volume de vendas, ela está analisando a alternativa de produção de lanchas de 20 pés com um projeto padronizado que permite a customização do espaço interno. Após reuniões para elaborar o planejamento estratégico, a diretoria decidiu manter a fabricação de barcos de luxo e também produzir lanchas de 20 pés de casco e estrutura padronizados com interior customizado. Entretanto, entrar no mercado de lanchas de 20 pés customizadas para classe média alta exige aumento na capacidade de produção e maior rapidez na entrega do produto final, com prazos inferiores aos praticados nos barcos de luxo. Neste contexto, qual(is) é(são) a(s) estratégia(s) de produção indicada(s) para os barcos de luxo e para as lanchas de 20 pés?

Resolva a questão aqui ›


A incorporação de novas tecnologias nos atendimentos de saúde da população brasileira aumentou o custo desses atendimentos. No entanto, o aumento dos gastos gerados não resulta em melhora proporcional das condições de vida e de saúde da população. Com relação a avaliação e gestão econômica de atividades, produtos e serviços prestados pela farmácia hospitalar, julgue os itens de 66 a 71.

O médico que, ao atender um paciente no pronto-socorro prescreva um antitérmico e um antiemético, indicando, na receita, os princípios ativos dos medicamentos, estará participando ativamente do programa de redução de custo do tratamento sem interferir nos resultados esperados.

Resolva a questão aqui ›


O processo de desenvolvimento de coleções tem suas origens na antiguidade, com a seleção de obras destinadas a formar coleções em bibliotecas, e evoluiu de acordo com as transformações da sociedade. Julgue os itens seguintes, acerca da evolução desse processo.

Questões relativas aos direitos autorais, à qualidade dos conteúdos veiculados, à longevidade e à segurança dos meios de armazenamento são específicas de documentos eletrônicos, tendo passado a fazer parte da preocupação dos responsáveis pelo desenvolvimento de coleções a partir dos anos 90 do século XX.

Resolva a questão aqui ›