Com relação à aposentadoria por invalidez no regime própr...

Com relação à aposentadoria por invalidez no regime próprio de previdência social dos servidores públicos, assinale a proposição CORRETA.
  • A. A aposentadoria por invalidez não exige carência, e os proventos são integrais.
  • B. A aposentadoria por invalidez exige carência, e os proventos são integrais.
  • C. A aposentadoria por invalidez não exige carência, e os proventos são proporcionais, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei.
  • D. A aposentadoria por invalidez exige carência, e os proventos são proporcionais, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei.
  • E. Após a Emenda Constitucional Nº 70/2012, todas as aposentadorias por invalidez são calculadas com proventos integrais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa sobre a expressão A LENTA E AS LENTES, em destaque no texto.

( ) O emprego de A e AS auxilia a coesão textual, pois, com o uso do artigo definido, é feita a retomada de referentes apresentados anteriormente, na imagem fotográfica.

( ) O segmento A LENTA contribui para a coesão textual, pois o réptil fotografado é referido verbalmente pela característica que, culturalmente, é associada a ele, a lentidão.

( ) O segmento AS LENTES estabelece coesão textual com o segmento Balneário Camboriú, pois remete, figuradamente, à ideia de orla marítima.

A sequência correta é

Resolva a questão aqui ›


A demanda bioquímica de oxigênio (DBO), uma medida do teor de matéria orgânica oxidável biologicamente, indica a quantidade de oxigênio necessária para a estabilização da matéria orgânica presente na massa de água. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. A DBO é determinada principalmente pela respiração aeróbia de organismos heterotróficos.

Resolva a questão aqui ›


A implementação de uma política de gestão documental que atenda às características do Poder Judiciário é objetivo do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (PRONAME). Acerca do PRONAME, julgue os itens a seguir.

Em consonância com o PRONAME, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomenda o uso do código de classificação de documentos de arquivo elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivos.

Resolva a questão aqui ›