As pessoas jurídicas de direito privado concessionárias d...

As pessoas jurídicas de direito privado concessionárias de serviço público estão sujeitas às sanções administrativas aplicadas no exercício do poder de polícia no âmbito do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor?
  • A. Não, por força da autonomia do sistema de regulação, considerando, ainda, que tal aplicação geraria conflito entre o sistema de regulação de serviços pú-blicos prestados indiretamente e o sistema de proteção e defesa do consumi-dor no que se refere ao poder de polícia.
  • B. Não, por força da autonomia normativa do regime jurídico-administrativo que veda a aplicação de norma consumerista a serviços públicos, independente-mente da natureza da relação entre prestador e usuário.
  • C. Sim, por força de disposição do próprio Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990), considerando, ainda, que não há conflito entre o sistema de re-gulação de serviços públicos prestados indiretamente e o sistema de proteção e defesa do consumidor.
  • D. Sim, desde que haja omissão por parte da autoridade competente no âmbito da regulação do serviço prestado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere ao desenvolvimento e à manutenção de sistemas e aplicações, julgue os itens a seguir.

Com as tecnologias web, a manutenção de sistemas é realizada on-line, sem necessidade de ambiente de desenvolvimento e produção.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere aos crimes contra o patrimônio, contra a dignidade sexual e contra a fé e a administração públicas, julgue os itens que se seguem. Cometerá o crime de extorsão o servidor público que, em razão do cargo e mediante grave ameaça, exigir para si vantagem econômica.

Resolva a questão aqui ›


Em conformidade com o Estatuto dos Funcionários do Poder Judiciário do Estado do Paraná, são requisitos básicos para investidura em cargo público, EXCETO:

Resolva a questão aqui ›