A Constituição da República de 1988 fortaleceu o Ministér...

A Constituição da República de 1988 fortaleceu o Ministério Público, atribuindo-lhe relevantes atividades estatais com contornos de soberania e conceituando-o como instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado. De acordo com o texto constitucional, ao MP incumbe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses:
  • A. públicos e coletivos, e aplicam-se seus princípios institucionais da unidade, da divisibilidade e da supremacia do interesse público;
  • B. sociais e individuais indisponíveis, e aplicam-se seus princípios institucionais da unidade, da indivisibilidade e da independência funcional;
  • C. públicos e individuais dos hipossuficientes, e aplicam-se seus princípios institucionais da vitaliciedade, da isonomia e do acesso à justiça;
  • D. sociais e individuais disponíveis, e aplicam-se seus princípios institucionais da celeridade, da contemporaneidade e da independência funcional;
  • E. públicos e individuais disponíveis, e aplicam-se seus princípios institucionais da independência funcional, da isonomia e do acesso à justiça.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a utilização e conservação de hemocomponentes.

A hemólise não-imune de concentrado de hemácias pode ocorrer por fatores mecânicos (circulação extracorpórea), químicos (exposição a soluções hipotônicas) e biológicos (contaminação).

Resolva a questão aqui ›


Leia estes depoimentos.

A partir da leitura dos depoimentos e considerando a afirmativa feita acima, assim como outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a opção INCORRETA.

Resolva a questão aqui ›


Julgue (C ou E) os próximos itens, a propósito das ideias e de aspectos morfossintáticos do texto de Francisco de Assis Barbosa.

O trecho “A vida de Graciliano Ramos está sempre presente na sua obra, no que ela tem de mais humano e doloroso.” (l. 24 e 25) poderia ser reescrito, sem prejuízo das informações originais do texto e de sua correção gramatical, da seguinte forma: Está sempre presente na obra de Graciliano Ramos aquilo que, na sua vida, é mais humano e doloroso.

Resolva a questão aqui ›