Conforme a Constituição Federal, quanto à organização po...

Conforme a Constituição Federal, quanto à organização políticoadministrativa:

I. Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e de Lei complementar autorizativa das respectivas assembleias legislativas dos Estados envolvidos.

II. A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei federal, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

III. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes, relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A estrutura organizacional representa os órgãos que compõem a empresa e as suas relações de interdependência e deve reunir quatro características: diferenciação, formalização, centralização e integração.

Sobre o assunto, relacione as colunas:

1. Diferenciação

2. Formalização

3. Centralização

4. Integração

( ) Refere-se à localização e distribuição da autoridade para tomar decisões.

( ) Refere-se à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos.

( ) Refere-se aos meios de coordenação e de entrosamento entre as partes da organização.

( ) Refere-se à existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas.

A seqüência assinalada acima é:

Resolva a questão aqui ›


Acerca da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), julgue os itens seguintes. Nesse sentido, sempre que utilizadas, as siglas subseqüentes devem ser interpretadas com a significação associada a cada uma delas: DF = Distrito Federal; CLDF = Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar o governador do DF nos crimes de responsabilidade.

Resolva a questão aqui ›


O teste de caminhada de 6 minutos (TC6) é considerado um indicador relevante da capacidade funcional do que os testes da função pulmonar ou cardíaca isolados, já que em um só teste é possível avaliar as condições pulmonares, cardíacas e de musculatura periférica. Sobre a realização do teste é possível afirmar:

Resolva a questão aqui ›