Durante a execução orçamentária do exercício, um hospital...

Durante a execução orçamentária do exercício, um hospital público, órgão da administração direta federal, irá adquirir um equipamento de raios X, inicialmente previsto na lei orçamentária anual (LOA) para ser adquirido diretamente pelo Ministério da Saúde, a quem o hospital está subordinado.

Para que o hospital realize a compra, o Ministério da Saúde deverá providenciar a movimentação orçamentária e financeira, conforme a legislação vigente, respeitando as fases da despesa pública.

Nesse caso, para que o hospital realize o empenho referente a essa despesa ainda no exercício corrente, o Ministério da Saúde deverá realizar uma movimentação denominada

  • A. provisão de créditos orçamentários.
  • B. descentralização de recursos financeiros.
  • C. destaque de recursos financeiros.
  • D. sub-repasse de recursos financeiros.
  • E. repasse de créditos orçamentários.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação ao erro, o mesmo Caderno de Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais apresenta algumas ideias, entre as quais NÃO se encontra:

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, relativos à disciplina da assistência judiciária aos necessitados. Caso o assistido possa atender, em parte, às despesas do processo, o juiz mandará pagar as custas, que serão rateadas entre os que tiverem direito ao seu recebimento.

Resolva a questão aqui ›


Quanto às especificidades dos registros contábeis e sua divulgação utilize a tabela acima e julgue os itens que se seguem.

O pagamento a fornecedores no período corresponde a R$ 3.100.

Resolva a questão aqui ›