Rythmique (rítmica) é a denominação dada por Dalcroze ao ...

Rythmique (rítmica) é a denominação dada por Dalcroze ao sistema de educação musical desenvolvido por ele. Esse sistema de educação musical tem como característica:
  • A. A ciranda para desenvolver a sensibilidade e o trabalho em conjunto.
  • B. A apreciação musical para desenvolver a fruição e a expressão musical.
  • C. O movimento para desenvolver a fruição, a conscientização corporal e a expressão musical.
  • D. A música clássica para desenvolver o senso estético do educando, criando a valorização da cultura erudita.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando que, em determinado Município não há contribuintes do ICMS sujeitos à tributação simplificada a que se refere o parágrafo único do art. 146 da Constituição Federal (SIMPLES NACIONAL), nem em outras situações em que se dispensem os controles de entrada, é correto afirmar que o “valor adicionado” a que se referem o disposto no inciso I do parágrafo único do art. 158 da Constituição Federal, acima, e a Lei Complementar 63/90, corresponderá, para cada município, o valor das mer cadorias saídas,

Resolva a questão aqui ›


Paciente do sexo feminino, de 25 anos de idade, estudante universitária, tinha história de asma intermitente na infância, sem necessidade de uso de broncodilatador havia quase 10 anos e uso diário de medicações. Compareceu à emergência relatando mal-estar, febre e tosse produtiva havia 12 dias. Nos últimos 2 dias, tinha havido piora da tosse, febre persistente apesar do uso de antitérmicos, inapetência e início de dor torácica próxima ao mamilo direito, principalmente à inspiração profunda. Ao exame físico, havia diminuição do murmúrio vesicular no terço inferior do hemitórax esquerdo e macicez à percussão. O hemograma indicou leucocitose com 12% de formas jovens. A imagem a seguir mostra o Raio X de tórax da paciente.

Considerando o caso clínico apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele correlatos, julgue os itens a seguir.

Caso tenha sido realizada toracocentese diagnóstica com saída de líquido citrino, com os seguintes resultados laboratoriais: predomínio neutrofílico; LDH de 680; proteína de 1,7; pH de 7,4; glicose de 60; e sem germes identificados (pesquisa de fungos, pesquisa de BAAR e bacterioscópio); não haveria necessidade de abordagem invasiva da cavidade pleural nesse momento.

Resolva a questão aqui ›


Ainda a partir do texto, e a propósito da relevância da obra Morte e Vida Severina para a literatura nacional, julgue os itens seguintes.

O tema da miséria, tratado literariamente na obra, é exclusivo da realidade social do Brasil e do seu entorno geográfico.

Resolva a questão aqui ›